Universidade de Évora atribui Prémio Vergílio Ferreira a Ofélia Paiva Monteiro

| País
Porto Canal / Agências

Évora, 12 fev (Lusa) - A professora catedrática de literatura portuguesa Ofélia Paiva Monteiro, uma das especialistas em Almeida Garrett, foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira 2014, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), anunciou hoje a academia alentejana.

Criado em 1997, o galardão, que incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio, vai ser entregue numa cerimónia a 03 de março, na sala de atos da instituição.

Segundo a UÉ, o júri decidiu atribuir o prémio pelo "perfil de grande investigadora e de autora" de Ofélia Paiva Monteiro.

A galardoada, realçou a academia alentejana, "brilha pela profundidade e subtileza especulativa na sua vasta obra ensaística, que incide particularmente em Almeida Garrett, mas também em outros autores marcantes da literatura portuguesa".

Ofélia Paiva Monteiro, professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coordenou as edições críticas sobre a obra de Almeida Garrett.

Instituído pela academia alentejana para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Vergílio Ferreira tem caráter anual e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.

O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, seguindo-se Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva e Agustina Bessa-Luís.

Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil e Hélia Correia (2013) foram os outros galardoados.

SYM (MLM/RRL) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".