Almeida Henriques elogia "ato de coragem" de Montenegro e autarca de Bragança pede "clarificação"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jan (Lusa) -- Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu e ex-mandatário nacional de Santana Lopes, elogia "ato de coragem" de Luís Montenegro, considerando que o PSD "ainda vai a tempo de mudar de rumo" e pede eleições imediatas.

"Espero que haja bom senso e que o partido avance de imediato para eleições e que nem haja necessidade de haver uma moção de censura no Conselho Nacional", defendeu Almeida Henriques, em declarações à Lusa.

Na sexta-feira, o antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro manifestou disponibilidade para se candidatar à liderança e desafiou Rui Rio, que completa no domingo um ano de mandato, a convocar eleições diretas antecipadas de imediato.

O autarca afirmou que, apesar de ter apoiado Pedro Santana Lopes nas diretas de há um ano, esperou que Rui Rio conseguisse "unir o partido e mobilizar sociedade para projeto alternativo ao PS".

"Ao longo deste ano, o que se verificou é que nada isso aconteceu, Rui Rio está cada vez mais distante do partido, da sociedade, dos autarcas", criticou, considerando que o partido "está a trabalhar para ser segundo e não primeiro" nos próximos atos eleitorais.

Por essa razão, Almeida Henriques diz encarar como "um ato de grande coragem" a disponibilidade de Luís Montenegro para se candidatar à liderança do partido "numa fase difícil".

"Estamos a falar de uma clarificação que não é tática, é política, e que permite que o partido possa encontrar uma solução nova e chegar a eleições europeias e legislativas com outra dinâmica", afirmou, considerando que seria "irresponsável" sentir que o rumo do partido é errado e nada fazer.

"Ainda estamos a tempo de mudar a trajetória", acrescentou.

Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, defendeu também à Lusa a necessidade de "uma clarificação" no PSD, mas sem querer falar, por enquanto, em nomes.

"Nesta altura, é necessário que se clarifiquem as coisas, houve um desafio, tem de haver uma clarificação para que se perceba o que os militantes podem esperar para o futuro", defendeu.

Sobre a forma como deverá ser feita essa clarificação, o autarca social-democrata considera que "provavelmente terá de acontecer dando a voz aos militantes", mas remeteu para a direção do partido a forma como poderia acontecer.

Questionado se Luís Montenegro seria a pessoa mais indicada para liderar o PSD, Hernâni Dias considerou que só depois de se perceber "como deve acontecer a clarificação" se poderá avaliar "quem tem melhores condições para estar à frente dos destinos do partido".

Na sexta-feira, o presidente da distrital de Bragança do PSD, Jorge Fidalgo, tinha manifestado posição contrária e acusado os opositores internos de Rui Rio de incoerência, manifestando-se "absolutamente contra" eleições antecipadas.

"Estou absolutamente contra, acho extemporâneo, uma coisa sem qualquer sentido, porque tivemos um líder que vai fazer daqui a dois dias um ano que foi eleito e nessa altura houve oportunidade, para quem quisesse concorrer à liderança, de o ter feito", disse à Lusa.

SMA (HFI) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.