Presidente de tribunal angolano denuncia perseguição a juízes que investigam corrupção

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Malanje, Angola, 10 jan (Lusa) - O juiz presidente do tribunal da província angolana de Malanje, Félix Sebastião, denunciou "indícios de perseguição a alguns magistrados" do Ministério Público (MP) que investigam casos de corrupção, afirmando que "teme pelo pior", noticia hoje a imprensa local.

Segundo o magistrado, o caso mais recente aconteceu há uma semana, quando "meliantes assaltaram a residência de uma juíza do Ministério Público e levaram os seus telemóveis", referindo que "o perigo que representa a atividade do magistrado" está a ser "minimizado".

Fundamentalmente, observou, "face ao atual momento em que nos encontramos, em que muitas atenções estão viradas ao combate à corrupção, ao nepotismo, ao tráfico de influência".

"E aqueles que já sabem ou que suspeitam que estejam abrangidos tentam a todo custo apagar as provas ou os autores pela descoberta das provas", explicou.

"Não queremos que amanhã aconteça o pior", atirou Félix Sebastião.

Diante do ambiente que considera "preocupante", o juiz presidente do Tribunal Provincial de Malanje admitiu "recorrer às instâncias superiores do Estado", para ver resolvido "o problema de segurança pessoal dos magistrados", sobretudo, os do Ministério Público.

"Penso que se, localmente, não é possível resolver o problema, como na maioria das províncias, temos de nos socorrer às estruturas centrais, porque este direito ainda não foi retirado ou restringido por nenhum decreto por quem tem competência para tal", concluiu.

DYAS // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.