Mais de uma centena de ocorrências, sobretudo inundações, em Leiria

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 11 fev (Lusa) -- O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria registou hoje cerca de 120 ocorrências na sequência do mau tempo, grande parte relacionada com inundações, disse à agência Lusa o responsável do organismo.

"Das 00:00 às 17:30 de hoje foram registadas cerca de 120 ocorrências, a grande parte relativas a inundações, mas também houve situações de quedas de árvores, deslizamentos de terra e quedas de estruturas, postos e cabos elétricos", informou Sérgio Gomes.

Os concelhos mais atingidos foram Pedrógão Grande, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Caldas da Rainha, Bombarral e Peniche, adiantou o responsável.

"As situações que envolveram socorro a pessoas tiveram lugar na Marinha Grande, onde uma inundação numa residência provocou cinco desalojados e três deslocados para uma casa de familiares, a retirada de 13 pessoas do hotel Termas da Piedade, em Alcobaça, e ainda de duas pessoas que estavam num veículo e que ficaram impossibilitadas de prosseguir viagem porque a zona inundou", declarou.

Segundo Sérgio Gomes, o trânsito automóvel está cortado na nacional 2, em Pedrógão Grande, na nacional 8 no Paul, Bombarral, e em Mendalvo, Alcobaça, e ainda na 361 em Sanguinhal, Bombarral.

"Há outras vias municipais cortadas e condicionadas, estando cortado o nó de acesso à autoestrada 8 em Bombarral Sul", apontou, referindo que "estes cortes são provocados ou por deslizamentos de terra ou por inundações".

Também na linha ferroviária do Oeste chegou a estar impedida esta tarde a circulação de comboios, situação já ultrapassada.

O comandante distrital notou que "a chuva diminuiu de intensidade durante a tarde, como se previa, mas vai haver ainda uma melhoria mais significativa, sendo que nos rios e ribeiras a situação das águas de escorrência poderá demorar mais algum tempo".

O comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria, Artur Figueiredo, acrescentou que, devido à chuva intensa, os rios Lis e Lena atingiram a cota máxima, tendo transbordado em algumas zonas, como na Barosa ou na Estação, e inundou alguns campos agrícolas.

"Neste momento [pelas 17:00] não há casas em risco, mas estamos a acompanhar a situação e, em alguns locais, estamos a proceder a trabalhos para minimizar esta cheia", explicou Artur Figueiredo, apontando a interdição de estradas, a limpeza ou o reforço com terra de taludes.

O responsável adiantou que no Centro Municipal de Operações de Socorro, na sede da corporação, se procura "dar resposta, através dos corpos de bombeiros, a todas as solicitações", sublinhando não existirem vítimas.

"A preocupação incide junto aos rios Lis e Lena e seus afluentes", declarou, apelando aos automobilistas para circularem com "muita precaução".

SR // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.