Várias estradas cortadas e condicionadas no distrito de Leiria

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 11 fev (Lusa) -- Várias estradas estão hoje cortadas e condicionadas no distrito de Leiria devido à chuva intensa que originou o transbordo de ribeiras, deslizamentos de terras e a criação de lençóis de água.

Fonte da GNR de Leiria disse à agência Lusa que a estrada nacional 8, entre o quilómetro 75,5 e 76,2, em Paul, concelho do Bombarral, está encerrada nos dois sentidos devido a inundação.

O rio Real transbordou e inundou, sobretudo, as zonas do Sanguinhal e Paul, informaram os bombeiros locais.

Esta via nacional está, também, cortada ao trânsito na localidade de Mendalvo, Alcobaça.

A estrada municipal 237-1 em Mata Mourisca, concelho de Pombal, está igualmente encerrada devido a inundação, enquanto a nacional 2, em Pedrógão Grande, está cortada ao tráfego automóvel devido a deslizamento de terras.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, há outras vias cortadas - nos campos do Lis e em Azoia, ambas no concelho de Leiria - "havendo ainda outras vias com trânsito condicionado um pouco por todo o distrito devido à precipitação intensa".

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, "estão fechadas algumas artérias dentro da cidade e alguns caminhos municipais que se encontram submersos".

Os bombeiros registaram ainda algumas inundações em casas, garagens e no parque de estacionamento do hotel das Termas da Piedade.

Alguns carros ficaram também parcialmente submersos, informou Mário Serol.

Pelas 14:00, a queda de precipitação teve "um ligeiro abrandamento", mas "o elevado caudal dos rios pode ocasionar mais inundações quando se registar a preia-mar, na Nazaré", concluiu o mesmo responsável.

A GNR aconselha os automobilistas a conduzirem com a máxima precaução, adequarem a condução às condições climatéricas e do veículo e se puderem evitar circular que o façam.

"Em caso de deslocação para locais onde habitualmente ocorram cheias, a GNR recomenda o contacto com esta força policial para obtenção de informação sobre o estado das vias", acrescentou o capitão Pedro Rosa, do Destacamento Territorial de Leiria.

SR/DYA/FYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Centenas já se reúnem no recinto do santuário de Fátima para cerimónias

Centenas de peregrinos estão a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

PSP faz cerca de 500 detenções em apenas uma semana. Crimes rodoviários continuam a dominar

Durante a semana de 5 a 11 de maio, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou um total de 485 detenções em todo o país. Segundo informações da autoridade, 165 destas detenções foram relacionadas com crimes rodoviários, destacando-se 92 por condução sob efeito de álcool e 73 por falta de habilitação legal para conduzir.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.