Concelhia do PS de Viseu alerta para más condições de duas escolas da cidade

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 10 fev (Lusa) - A presidente da concelhia de Viseu do Partido Socialista (PS), Adelaide Modesto, prometeu hoje levar à discussão da Assembleia Municipal "as condições de degradação" de dois estabelecimentos de ensino da cidade, que deveriam ser alvo de obras urgentes.

"O nosso compromisso com os viseenses passa por trazer para a agenda questões como as más condições das escolas da Ribeira e Grão Vasco. Por isso, vamos questionar o executivo sobre esta matéria em Assembleia Municipal", alegou.

Adelaide Modesto reuniu hoje com representantes dos pais das duas escolas - Grão Vasco e Ribeira - que fizeram chegar o seu descontentamento perante o mau estado de conservação dos edifícios.

"Os pais dos alunos da Escola da Ribeira criticaram as condições de degradação ao nível do revestimento com fibrocimento, com imensas infiltrações e problemas de canalizações. Também se queixam da falta de segurança exterior", referiu.

Na sua opinião, este estabelecimento de ensino - "cujas competências estão diretamente relacionadas com a Autarquia de Viseu, já que tem primeiro ciclo"- tem sido vetado a um certo desinvestimento.

"Os pais reuniram-se com o vice-presidente da Câmara de Viseu e ficaram a saber que as obras nesta escola não são prioridade. Para quem defende que quer fixar pessoas e tem como prioridade o centro histórico, como descura e desleixa uma escola em pleno coração da cidade?", questiona.

Já na Escola Grão Vasco, "as preocupações dos pais são muito idênticas: há falta de obras há mais de 40 anos".

"Sei que esta escola não está sob a alçada primeira da autarquia, mas esta não se pode furtar à sua responsabilidade e devia fazer protocolos com o Ministério da Educação, no sentido de resolver parte destes problemas", sustenta.

A presidente da Concelhia do PS de Viseu defende ainda que "não há meninos de primeira e meninos de segunda", sendo uma prioridade de todos reivindicar a defesa da escola pública.

"Vamos fazer com que esta seja também uma preocupação dos vereadores do PS, de forma a que levem o assunto às próximas reuniões do executivo", apontou.

À agência Lusa, fonte da Câmara de Viseu esclareceu que a reabilitação e intervenção nas escolas Grão Vasco e Viriato serão uma das primeiras prioridades do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) em matéria de equipamentos escolares.

Sobre a Escola da Ribeira, a mesma fonte informou que este estabelecimento de ensino já tem um projeto apresentado ao QREN, aguardando-se que as verbas sejam disponibilizadas.

"Até ao final do mês haverá reunião das equipas técnicas da Câmara e do Ministério. O município está muito sensível às necessidades destas escolas e entende que estas intervenções são prioritárias", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.