Declínio da mobilização dos "coletes amarelos é prenúncio do fim do protesto - Governo francês

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 16 dez (Lusa) -- O Governo francês manifestou hoje a esperança de que o protesto dos "coletes amarelos" chegue ao fim, depois de no sábado a mobilização ter registado um acentuado declínio.

Trata-se de "um passo atrás, e penso que é do interesse de todos, incluindo dos 'coletes amarelos'", que continue assim, disse, citado pela agência AFP, o ministro da Educação de França, Michel Blanquer.

Por sua vez, Jerome Sainte-Marie, do instituto francês Pollingvox, afirmou tratar-se do "fim de um ciclo de mobilização".

Já o ministro do Interior de França, Christophe Castaner, notou que "a segurança de todos deve voltar a ser uma regra".

A mobilização dos "coletes amarelos" registou no sábado um claro recuo em toda a França, com cerca de 66.000 manifestantes às 18:00, em vez dos 126.000 contabilizados na semana anterior pela mesma hora, segundo números fornecidos pelo Ministério do Interior.

Esta quinta jornada de contestação à escala nacional representou um teste para o Presidente francês, Emmanuel Macron, insultado nas manifestações e que emitiu na sexta-feira um apelo para o regresso à calma e ao "funcionamento normal" do país, após ter anunciado no início da semana medidas para repor o aumento do poder de compra destinadas a pôr fim a esta crise social sem precedentes, nascida nas redes sociais para exigir melhores condições de vida.

Contrastando com a violência dos protestos dos quatro sábados anteriores, as últimas manifestações decorreram, na maioria, de forma pacífica, apesar de confrontos esporádicos registados nos Campos Elísios, em Paris, onde a polícia dispersou os cerca de 300 ou 400 manifestantes ainda ali concentrados ao fim do dia, e depois reabriu a circulação.

PE (ANC) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.