Festival Abril Dança reforça parcerias com instituições da região de Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 10 dez (Lusa) - O festival Abril Dança, que decorre em Coimbra, vai reforçar para a edição de 2019 as parcerias com instituições e escolas da região ligadas à dança, informou hoje o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

A edição de 2019 do Abril Dança vai contar com uma "parceria ampliada com as escolas e instituições da região de Coimbra ligadas à dança", informou hoje o TAGV, uma das entidades que produz o festival, juntamente com o Convento São Francisco (espaço cultural gerido pela Câmara de Coimbra).

Segundo a nota de imprensa enviada à agência Lusa, a edição de 2019 integra "propostas coreográficas construídas à escala dos alunos e das instituições, numa deambulação entre públicos e espaços de apresentação".

"O conjunto de atividades complementares aos espetáculos proporciona, especialmente aos jovens em formação, diversas oportunidades para uma relação mais direta com os coreógrafos", salienta o TAGV.

Para além disso, o Abril Dança pretende assumir em 2019 uma programação "mais aberta e plural na forma e nas linguagens de criação, propondo espetáculos de dança em vários registos, a exibição de filmes, documentários, 'workshops' e conversas pós-espetáculo".

Em 2019, serão parceiros do festival a Academia de Bailado da Lousã, a Escola Flic-Flac, a Escola DNA, o Colégio Rainha Santa Isabel, ACM, a Ballet Studio Paula Santos, o Conservatório de Música de Coimbra, o Centro Norton de Matos, a Escola Superior de Educação, a Academia de Bailado de Coimbra e o Hóquei Clube da Mealhada.

Em 2016, o Abril Dança teve a sua primeira edição coproduzida pelo TAGV e pela Câmara de Coimbra, sendo um evento que procura dar conta do panorama da dança contemporânea nacional e internacional, para além de promover atividades pedagógicas dirigidas aos públicos escolares.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

PSP e GNR vão fiscalizar uso do telemóvel na condução

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos do uso do telemóvel a conduzir, numa operação de fiscalização e sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.