National Gallery vai expor antológica de Joaquín Sorolla com 70 obras

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 dez (Lusa) - A National Gallery, em Londres, vai realizar em março de 2019 uma exposição antológica dedicada ao pintor espanhol Joaquín Sorolla y Bastida (1863-1923), com 70 obras, revelou hoje à agência Lusa a diretora do Museu Sorolla, em Madrid.

O artista, considerado um dos grandes vultos da pintura moderna europeia, terá, a partir de quinta-feira, a primeira exposição em Portugal, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, com 118 obras.

Durante uma visita de imprensa à exposição do MNAA, intitulada "Terra Adentro - A Espanha de Joaquín Sorolla", em declarações à agência Lusa, a diretora do Museu Sorrolla, detentor da grande maioria das obras em exposição, indicou que a antológica em Londres será inaugurada em março de 2019.

"São menos obras do que aqui, mas terá um caráter antológico e serão as obras mais importantes do museu, e de grande formato", disse Consuelo Luca de Tena à agência Lusa.

Nessa exposição, que terá obras de proveniência mais variada, o Museu Sorolla apresentará cerca de duas dezenas de pinturas, precisou.

Consuelo Luca de Tena explicou à Lusa que a possibilidade de expor a obra de Sorolla na National Gallery surgiu na sequência de um contacto com o diretor, Gabriele Finaldi, que foi sub-diretor do Museu do Prado, em Madrid.

Anteriormente, entre 1992 e 2002, Gabriele Finaldi tinha sido curador da National Gallery, responsável pela pintura italiana e espanhola do museu.

"Fizemos esse contacto com o diretor a propor a exposição e consideraram interessante", disse a diretora do Museu Sorolla.

Em março, o mestre espanhol terá as suas obras expostas pela primeira vez na National Gallery, "o que irá contribuir para divulgar uma obra que é pouco conhecida em Inglaterra", acrescentou.

A exposição no MNAA é inaugurada na quinta-feira, às 18:30, e abre ao público na sexta-feira, ficando patente até 31 de março de 2019.

A exposição é organizada mediante um convénio estabelecido entre a Direção-Geral do Património Cultural, o Ministério de Cultura e Desporto, de Espanha, e a Fundação Museu Sorolla.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.