Seia volta a ter "Aldeia Natal" onde o Pai Natal não entra

| País
Porto Canal com Lusa

Seia, Guarda, 05 dez (Lusa) - A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, vai transformar-se em "Aldeia Natal" pelo sexto ano consecutivo e oferecer aos visitantes uma festa genuína onde "não há lugar para o Pai Natal", foi hoje anunciado.

Entre o dia 15 de dezembro e 06 de janeiro de 2019, a localidade oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha", segundo a organização.

A Câmara Municipal de Seia refere, em nota hoje enviada à agência Lusa, que, "depois da experiência francamente positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição" do evento natalício, "trabalhando diária e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão decorar a aldeia nesta época natalícia".

"Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto", acrescenta.

A fonte refere que a "Aldeia Natal" apresenta "um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas" que ostentam "uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa".

"Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal", sublinha.

Segundo a nota, a visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela.

Tradições como a missa do galo e a fogueira de Natal e oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das atividades habituais a realizar.

Um concerto de Natal com o grupo Figo Maduro e outro com "Balancé da Cabeça" fazem também parte do programa do evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e pela natureza.

A iniciativa contempla ainda um desfile de moda inspirado no burel (um tecido produzido de forma artesanal na Serra da Estrela), ações de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens, passeios fotográficos para a descoberta da aldeia e percursos pedestres interpretativos, entre outros.

Será ainda organizado o 2.º Trail da Aldeia Natal, no dia 16, que inclui um percurso de 14 quilómetros que dá a conhecer os socalcos da aldeia de Cabeça e de Casal do Rei.

O projeto "Cabeça, Aldeia Natal" resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.

A iniciativa integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.