Pais querem reabertura das camas fechadas no hospital de Gaia porque são "vidas"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 03 dez (Lusa) -- A Associação de Pais Prematuros (APP) exigiu hoje a "imediata reabertura" das duas camas fechadas na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, lembrando que "não são duas camas, são duas vidas".

"É incompreensível a decisão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho de encerrar duas vagas de cuidados intensivos da Unidade de Neonatologia, pela necessidade de mobilizar enfermeiros desta unidade para outros serviços. Esta atitude prejudica a população dos concelhos a Sul do Douro porque implica a transferência imediata de grávidas e recém-nascidos para outras unidades do país, por vezes, longe da área de residência", referiu a associação, numa nota enviada à Lusa.

A 01 de dezembro, o centro hospitalar encerrou duas camas na unidade de neonatologia devido a uma diminuição no número de enfermeiros, realçando que a situação é "provisória".

"Esta situação é provisória e aguarda a autorização da tutela para contratação, por substituição, de enfermeiros, prevendo-se a sua resolução no final da próxima semana", adiantou a unidade de saúde à Lusa, numa resposta escrita.

Os pais consideram que esta "decisão arbitrária" do conselho de administração "compromete a assistência materno fetal" especializada, nomeadamente da Unidade de Procriação Medicamente Assistida e do Centro de Diagnóstico Pré-Natal, que é uma "referência nacional, pela realização de técnicas altamente diferenciadas".

"Como representantes da Associação de Pais Prematuros, vimos contestar a displicência com que o conselho de administração abordou este tema, desvalorizando, perante a Comunicação Social, o impacto deste encerramento", salientou.

Exigindo a "reabertura imediata" das camas, a associação entende que a administração "não tem conhecimento" do que se passa numa Unidade de Cuidados Intensivos, acrescentando que "não são duas camas, são duas vidas".

A Associação Pais Prematuros realçou que um bebé prematuro ou um nascimento de risco precisa de resposta imediata, fazendo um minuto "toda a diferença".

E questionam: "se é só uma semana, porquê de retirarem esses enfermeiros altamente especializados para outra unidade".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Marco de Canaveses evita indemnização de 71 milhões de euros após acordo com concessionária de água

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que teria de ser paga por uma modificação unilateral do contrato.

Viana do Castelo. Despiste seguido de capotamento na A27 deixa jovem em estado grave

Um jovem de 23 anos ficou esta quarta-feira gravemente ferido na sequência do despiste, seguido de capotamento da viatura que conduzia, na A27, na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, Viana do Castelo.