Mau tempo: Escolas encerradas hoje à tarde nas Flores e no Corvo

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 03 dez (Lusa) - O Governo dos Açores determinou o encerramento na tarde de hoje das escolas dos diferentes ciclos de ensino nas ilhas das Flores e do Corvo devido ao agravamento do tempo no grupo ocidental, na sequência da depressão Etienne.

"O Governo dos Açores determinou, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e em função de informação do Serviço Regional de Proteção Civil e dos Bombeiros dos Açores relativa ao agravamento do estado do tempo no Grupo Ocidental, o encerramento na tarde de hoje das escolas dos diferentes ciclos de ensino nas ilhas das Flores e do Corvo", informa uma nota do executivo açoriano.

Também por precaução, "a secretaria regional da Solidariedade Social recomenda o encerramento das creches e jardins de infância, assim como o fecho dos Centros de Atividades de Tempos Livres, dos Centros de Atividades Ocupacionais e dos Centros de Dia", acrescenta a mesma nota.

Devido ao risco de queda de árvores, a direção regional do Ambiente decidiu também determinar o encerramento, esta tarde, do Monumento Natural da Caldeira Velha, na Ribeira Grande, em São Miguel, cuja reabertura está prevista para terça-feira.

Numa nota enviada às redações, a autoridade marítima anunciou esta tarde a interdição de entradas e saídas do Porto das Lajes do Pico.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em aviso vermelho o grupo ocidental dos Açores - ilhas das Flores e do Corvo - devido a ventos que deverão atingir os 140 km/h.

Segundo o IPMA, a depressão Etienne, que hoje atravessa o arquipélago, trará às Flores e ao Corvo "precipitação forte acompanhada de trovoadas", vento forte com rajadas que se "irão intensificando, podendo atingir os 140 km/h durante a tarde" e "ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura".

Para as duas ilhas do grupo ocidental foi emitido até às 20:00 de hoje o aviso vermelho devido ao vento.

O aviso vermelho é o quarto e mais elevado aviso meteorológico e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

A depressão Etienne, sinaliza o IPMA, deverá estar pelas 12:00 de hoje (hora local, menos uma que em Lisboa) a 120 quilómetros a norte da ilha das Flores, deslocando-se para este-nordeste.

O grupo central (Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge), diz o IPMA, deverá ter hoje "precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas", com vento com rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas poderão atingir os oito metros de altura.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne", com "precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoadas e vento com rajadas da ordem dos 90 km/h".

APE (PPF) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.