Acidente/Borba: ANPC considera operação encerrada e "praticamente impossível" haver mais vítimas

| País
Porto Canal com Lusa

Borba, Évora, 01 dez (Lusa) -- O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANP) considerou hoje encerrada a operação na pedreira em Borba (Évora), depois de ter ter sido "feito tudo aquilo que podia e devia ser feito", frisando ser "praticamente impossível" haver mais vítimas.

"Do ponto de vista da Proteção Civil, consideramos que a operação está encerrada", disse o presidente da ANPC, Mourato Nunes, numa conferência de imprensa no quartel dos Bombeiros de Borba, esta tarde.

Segundo o responsável, que falava depois de ter sido recuperado o corpo da vítima mortal do deslizamento de terra e derrocada de um troço da estrada 255 para pedreiras locais, concretizado esta manhã, "nunca" de pode dizer que "está bem encerrada" uma operação desta natureza, com vítimas.

"Quando há vítimas, uma operação nunca é um êxito", mas, "face às circunstâncias, que já sabíamos que havia vítimas, e face àquilo que era possível fazer num espaço temporal o mais curto possível e sem provocar a ocorrência de mais vítimas, eu direi que foi feito tudo aquilo que podia e devia ser feito", realçou.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de existirem mais vítimas do acidente no plano de água da pedreira mais profunda, o presidente da ANPC argumentou que "garantias absolutas não existem", mas tal é "praticamente impossível".

"O que há é a probabilidade elevadíssima de que recolhemos todos os corpos, todas as vítimas que estavam na pedreira, face às descrições que temos, que não são muitas, mas são as possíveis, face ao conhecimento que existe na autarquia e nas juntas de freguesia das pessoas da área desaparecidas e face aos conhecimentos que as forças de segurança têm dos desaparecidos naquela data" em que ocorreu o acidente, frisou.

RRL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".