Abertura da Casa-Museu Dias de Oliveira marca 182º aniversário de Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 27 nov (Lusa) - A inauguração da Casa-Museu Dias de Oliveira e o lançamento de um livro marcam quinta-feira a comemoração do 182.º aniversário da elevação de Valongo a concelho, anunciou hoje a autarquia do distrito do Porto.

Tendo como propósito homenagear o conterrâneo "cuja influência junto da rainha D. Maria II viria a contribuir decisivamente para que Valongo fosse elevado à categoria de concelho" em 1836, o município avançou com a exposição que retrata a vida de um valonguense nascido a 20 de julho de 1804 e que morreu a 22 de abril de 1883.

António Dias de Oliveira formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, tornando-se mais tarde juiz vogal do Supremo Tribunal de Justiça, deputado, par do reino e presidente dos ministros no reinado de D, Maria II, refere uma das gravuras da exposição.

Ainda segundo a nota de imprensa, além da mostra biográfica sobre Dias de Oliveira "será também inaugurada a exposição "Negro-Azul", de Domingos Loureiro", salientando ser a "primeira iniciativa temporária a ser acolhida por este novo espaço cultural do município".

O lançamento do livro 'Valongo - Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos' é outro dos momentos da comemoração, que acontecerá no Museu Municipal de Valongo no âmbito da recriação histórica que evoca a ?Primeira reunião da vereação de 3 de março de 1837', a cargo dos Cabeças no Ar e Pés na Terra - Associação Cultural.

Citado pelo comunicado, o presidente a Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro realçou que o ano de comemorações dos 180 Anos (de 29 de novembro de 2016 a 29 de novembro de 2017) traduziu-se "numa multiplicidade de iniciativas", cuja "riqueza cultural de que se revestiu esse período marcante" pretende agora tornar memória.

JYFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Paços de Ferreira fecha uma dezena de espaços públicos incluindo Citânia de Sanfins

A Proteção Civil de Paços de Ferreira encerrou os parques de lazer, circuitos de manutenção, zonas florestais, bem como a Citânia de Sanfins e o Monte do Pilar, num total de 10 espaços públicos, informou fonte da autarquia.

Danos causados no quebra-mar exterior do Porto de Leixões agravaram-se

Os danos causados no muro-cortina do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, em Matosinhos, devido à agitação marítima causada pela tempestade Kristin agravaram-se, mas a segurança e navegação não estão comprometidas, adiantou esta sexta-feira a administração portuária.

Rede de autocarros Unir alerta para possíveis perturbações em Gaia devido ao mau tempo

A rede de autocarros Unir avisou os utilizadores de que poderão haver perturbações na operação em Vila Nova de Gaia devido às atuais condições meteorológicas adversas.