Abertura da Casa-Museu Dias de Oliveira marca 182º aniversário de Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 27 nov (Lusa) - A inauguração da Casa-Museu Dias de Oliveira e o lançamento de um livro marcam quinta-feira a comemoração do 182.º aniversário da elevação de Valongo a concelho, anunciou hoje a autarquia do distrito do Porto.

Tendo como propósito homenagear o conterrâneo "cuja influência junto da rainha D. Maria II viria a contribuir decisivamente para que Valongo fosse elevado à categoria de concelho" em 1836, o município avançou com a exposição que retrata a vida de um valonguense nascido a 20 de julho de 1804 e que morreu a 22 de abril de 1883.

António Dias de Oliveira formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, tornando-se mais tarde juiz vogal do Supremo Tribunal de Justiça, deputado, par do reino e presidente dos ministros no reinado de D, Maria II, refere uma das gravuras da exposição.

Ainda segundo a nota de imprensa, além da mostra biográfica sobre Dias de Oliveira "será também inaugurada a exposição "Negro-Azul", de Domingos Loureiro", salientando ser a "primeira iniciativa temporária a ser acolhida por este novo espaço cultural do município".

O lançamento do livro 'Valongo - Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos' é outro dos momentos da comemoração, que acontecerá no Museu Municipal de Valongo no âmbito da recriação histórica que evoca a ?Primeira reunião da vereação de 3 de março de 1837', a cargo dos Cabeças no Ar e Pés na Terra - Associação Cultural.

Citado pelo comunicado, o presidente a Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro realçou que o ano de comemorações dos 180 Anos (de 29 de novembro de 2016 a 29 de novembro de 2017) traduziu-se "numa multiplicidade de iniciativas", cuja "riqueza cultural de que se revestiu esse período marcante" pretende agora tornar memória.

JYFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro TUMO nasce em Matosinhos em setembro para formar jovens em robótica ou música

Um novo centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em setembro na região Norte, nomeadamente em Matosinhos, para formar, de forma gratuita, jovens em áreas como robótica, fotografia e ‘design’ gráfico, revelou esta segunda-feira o responsável pelo projeto.

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.

Negociante de arte com pena de oito anos e meio por comercializar quadros falsos

Um negociante de arte foi condenado a oito anos e meio de prisão pelo Tribunal de Penafiel, por comercializar obras falsificadas de pintores conhecidos, pintadas por dois reclusos da prisão de Paços de Ferreira, que foram absolvidos.