Borba: Empresas e pessoas querem ceder material e alimentos aos bombeiros

| País
Porto Canal com Lusa

Borba, Évora, 22 nov (Lusa) - Os Bombeiros de Borba estão a receber desde segunda-feira mensagens para cedência de material técnico e oferta de produtos alimentares de todo o país e do estrangeiro, na sequência do acidente numa pedreira e do colapso da estrada.

Segundo um dos dirigentes da corporação Paulo Ferreira, empresas e pessoas a título individual têm-se disponibilizado para ceder máquinas, mangueiras, geradores e transportes, além da oferta de alimentos e água.

Fazendo questão de agradecer, em nome dos bombeiros, as mensagens de solidariedade e as ofertas, Paulo Ferreira disse que, se por acaso as pessoas ou as empresas não receberam 'feedback', "é porque, por enquanto, não é necessário o que se propuseram a ceder ou a oferecer".

O deslizamento de um grande volume de terra e o colapso de um troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de uma pedreira ocorreu na segunda-feira às 15:45.

Segundo as autoridades, o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada terá arrastado para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, uma retroescavadora e duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.

Na terça-feira à tarde foi retirado o corpo de um dos dois mortos confirmados, havendo ainda três pessoas dadas como desaparecidas.

O Ministério Público instaurou "um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência", segundo a Procuradoria-Geral da República, e duas equipas da Polícia Judiciária estão no local desde quarta-feira a proceder a investigações.

O Governo pediu na quarta-feira uma inspeção urgente ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras situadas na zona de Borba.

TCA/MLM // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.