Borba: Proteção Civil vai reforçar drenagem e utilizar equipamento da Marinha

| País
Porto Canal com Lusa

Borba, Évora, 21 nov (Lusa) -- A drenagem de água das pedreiras atingidas pelo deslizamento de terras e colapso de uma estrada em Borba vai ser reforçada na quinta-feira, estando ainda previsto utilizar um equipamento da Marinha nas buscas, revelou hoje a Proteção Civil.

"A drenagem que está a ser feita", disse o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, "vai continuar amanhã" [quinta-feira] "e, certamente, vai continuar ao longo de alguns dias".

Segundo o comandante distrital, em declarações aos jornalistas, em Borba, vão continuar, "em simultâneo", operações "de busca no plano de água de maior dimensão", referente a uma das pedreiras, com recurso a equipamento da Marinha.

"Iremos utilizar algum equipamento diferenciado que nos permita, acima de tudo, nesta fase, fazer uma análise com mais pormenor do fundo da pedreira", destacou José Ribeiro.

No encontro com os jornalistas, no quartel dos bombeiros de Borba, no distrito de Évora, onde fez o balanço da atividade operacional no dia de hoje, o CODIS explicou que este equipamento militar poderá originar uma análise que permita "tomar outro tipo de decisões", caso seja, eventualmente, identificada uma viatura.

As operações de resgate, suspensas ao início da noite de hoje, são retomadas na manhã de quinta-feira.

HYT/RRL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.