Presidente da Coreia do Sul alerta Norte para não cancelar reuniões familiares

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 07 fev (Lusa) -- A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, alertou hoje a Coreia do Norte para não cancelar o acordo de organização, entre 20 e 25 deste mês, de reuniões entre famílias separadas pela guerra da península.

O comentários da chefe de Estado da Coreia do Sul surgem um dia depois de Pyongyang ter admitido a possibilidade de cancelar o evento se Seul e Washington insistissem na realização de manobras militares que o Norte considera ofensivas.

Na quarta-feira os dois países tinham acordado o regresso das reuniões familiares, um reencontro entre famílias separadas com a guerra na península que já se realizou 18 vezes, permitiu a participação de cerca de 22.000 pessoas de ambos os lados, mas não acontece desde 2010.

"A Coreia do Norte não deve ferir as famílias separadas outra vez", disse Park Geun-Hye ao salientar que a reunião irá impulsionar a reconciliação na península coreana.

Park Geun-Hye não deixou, contudo, de manifestar preocupação pela recente execução do antigo número dois do regime, o tio de Lim Jong-un, Jang Song-Thaek.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.