Leonor Bessa e Tomás Silva conquistam o Campeonato Nacional da PGA

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Espinho, Aveiro, 17 nov (Lusa) - Leonor Bessa e Tomás Silva venceram hoje pela primeira vez o Solverde Campeonato Nacional PGA, dotado de 13 mil euros em prémios monetários, que decorreu no traçado do Oporto Golf Club (Par 71), em Espinho.

Na competição masculina, o profissional do Club de Golf do Estoril concluiu as três voltas ao campo com 201 pancadas (67+65+69) para embolsar o prémio de dois mil euros destinado ao campeão nacional e deixar o algarvio Ricardo Santos (70+67+67) a três pancadas de distância, no segundo lugar isolado.

"Tivemos a ajuda do tempo e o campo estava fantástico, mas não foi só o meu resultado, houve muitos abaixo do Par", afirmou Tomás Silva, que totalizou 12 pancadas abaixo do Par.

Apesar dos bons resultados registados por si no Oporto Golf Club, o campeão nacional defende que o golfe português tem vindo a evoluir nos últimos anos.

"O nível profissional está muito alto. O último Campeonato Nacional que joguei neste campo como amador, em quatro voltas, o Pedro Lencart ganhou com quatro abaixo do Par. Esta semana, foram 12 abaixo do Par em três dias. Tudo isto mostra a evolução do nível dos profissionais em Portugal", concluiu.

Entre as mulheres, a vitória coube à estreante Leonor Bessa, campeã nacional amadora em 2017 e 2018. A jogadora do Club de Golf de Miramar totalizou 146 pancadas (72+74) e ganhou um prémio de 500 euros, deixando a tricampeã nacional Susana Ribeiro (2015, 2016 e 2017) na segunda posição (72+76).

"É uma boa forma de começar esta nova etapa como profissional e fico com mais motivação para o que vem a seguir, a final da Escola de Qualificação do Ladies European Tour", disse a nova campeã nacional.

Na prova de seniores, José Dias somou 146 pancadas, quatro acima do Par, após rondas de 72 e 74 pancadas, para se tornar bicampeão, depois do título arrebatado em 2012 na Quinta do Peru Golf & Country Club.

SRYS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.