Mau tempo no norte de Espanha causa estragos significativos na costa

| Norte
Porto Canal / Agências

Madrid, 06 fev (Lusa) -- O temporal, com forte vento e ondulação, que tem afetado o norte da Península Ibérica já causou importantes estragos materiais na orla costeira, da Galiza ao País Basco, e o desvio de vários aviões.

A chegada de uma nova tempestade proveniente do Atlântico desencadeou a emissão de alertas em 35 províncias, devido a forte vento e ondulação, com rajadas de 120 quilómetros horários e ondas de sete metros, com especial incidência na Galiza, no litoral cantábrico, na meseta norte e nos Pirenéus.

Nos 16 portos das Astúrias, os estragos estão estimados em mais de 5,4 milhões de euros, informou hoje a conselheira para o Fomento, Belén Fernández, no parlamento asturiano.

Entre os maiores estragos estão o desaparecimento de 50 metros de dique no porto de Cudillero, a destruição do Museu da Lula Gigante, em Luarca, e o afundamento de 19 embarcações em Candás, a que se podem ainda acrescentar os vários estabelecimentos de restauração no litoral.

Na próxima semana, o estado do tempo deve ser similar, com a passagem sucessiva de várias frentes, associadas a tempestades provenientes do Atlântico, que vão trazer fortes chuvadas, especialmente na Galiza.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.