Seis distritos sob aviso laranja devido à chuva persistente e forte

Seis distritos sob aviso laranja devido à chuva persistente e forte
| País
Porto Canal com Lusa

Os distritos da Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Portalegre vão estar este domingo sob aviso laranja a partir da manhã por se preverem períodos de chuva por vezes forte e persistente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja, o segundo mais grave, vai vigorar nos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre entre as 09:00 e as 18:00 e na Guarda e em Castelo Branco entre as 12:00 e as 21:00.

Ao aviso laranja corresponde a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo a classificação do IPMA que aconselha a população, para nestes casos, "manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A chuva persistente e por vezes forte levou o IPMA a colocar os restantes distritos sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, praticamente durante todo o dia.

No sábado, a ANPC alertou para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações devido ao agravamento das condições meteorológicas previsto para hoje.

A Proteção Civil refere que o estado do tempo em Portugal Continental está, desde sexta-feira, "influenciado por uma corrente zonal à qual está associada uma massa de ar tropical, muito húmida, que é responsável por precipitação persistente, e por vezes forte".

Hoje, aproxima-se "um vale nos níveis altos da troposfera, em processo de cavamento", que poderá originar uma atmosfera instável, essencialmente nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde poderão ocorrer eventuais trovoadas, explicava a ANPC.

A Autoridade está a acompanhar as bacias do Cavado, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Ribeiras do Oeste devido à chuva.

Para hoje o IPMA prevê então períodos de chuva, sendo persistente e por vezes forte, em especial no litoral Norte, região Centro e Alentejo. Haverá possibilidade de trovoada na região Sul a partir da tarde.

A queda de neve é igualmente esperada no final do dia nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento soprará mais forte no litoral Norte e Centro, até final da manhã, e no litoral Sul a partir do início da tarde.

É ainda aguardada uma pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.