Paredes de Coura não vai abdicar dos mecanismos legais

| Política
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Paredes de Coura garantiu hoje a autarquia não vai abdicar de todos os mecanismos legais, instrumentos e estratégias para "defender o tribunal", alegando que no concelho se ultrapassam os 250 processos por ano.

Paredes de Coura é um dos 20 concelhos que vai perder o tribunal, de acordo com a nova Lei de Organização do Sistema Judiciário, divulgada hoje pela ministra da Justiça.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da autarquia, o socialista Vítor Paulo Pereira começou por dizer que a câmara ainda não tinha recebido "qualquer confirmação oficial" e que assim que isso acontecer será estruturada a "melhor forma de luta para defender os interesses de Paredes de Coura".

"Neste momento aguardamos a decisão oficial e depois, com prudência, estruturaremos uma forma de luta que seja a mais eficaz, a mais coerente e a mais objetiva para defender os nossos interesses. Não abdicaremos de todos os mecanismos legais e de todos os instrumentos e de todas as estratégias que possamos utilizar para melhor defender os interesses da nossa comunidade e defender o tribunal", garantiu.

Relativamente ao critério do fluxo processual -- que determina que nos tribunais a encerrar há menos de 250 processos por ano -- o presidente da autarquia garante teve uma reunião com a ministra da Justiça em que foram aduzidos "novos elementos e mostra que a estatística ultrapassa a linha dos 250 processos".

"Se querem encerrar o Tribunal de Paredes de Coura com base no critério estatístico, eu acho que ele não colhe na realidade uma vez que nós apresentamos nova documentação em que prova que Paredes de Coura consegue ultrapassar os 250 processos apesar de não ser uma grande margem", explicou.

Na opinião de Vítor Paulo Pereira, "a soberania do Estado e a presença do tribunal no território é fundamental", sendo a melhor "forma de fazer justiça".

"Já o dissemos anteriormente que se for necessário recorremos à justiça", recordou.

A 23 de outubro do ano passado, o presidente da Câmara de Paredes de Coura já tinha admitido recorrer às instâncias judiciais para travar o encerramento do tribunal daquela comarca, no âmbito da Reforma Judiciária, por ser uma proposta que considerou fomentar o "definhar" do concelho.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.