PS questiona Ministro do Ambiente sobre exploração de caulinos em Cantanhede

| Norte
Porto Canal / Agências

Cantanhede, 06 fev (Lusa) - Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Coimbra questionaram o ministro do Ambiente sobre a anunciada exploração de caulinos no concelho de Cantanhede, inquirindo, entre outros pontos, sobre a avaliação das reclamações apresentadas pelas autarquias.

No texto, a que a agência Lusa teve hoje acesso, assinado por Mário Ruivo, João Portugal e Rui Duarte, é alegado que as explorações de caulinos "implicam impactos diversos, muito especialmente sobre o ambiente e a saúde pública, os quais devem ser devidamente acautelados em sede de avaliação prévia ao seu licenciamento".

No caso específico de Cantanhede, os deputados socialistas apontam a situação das áreas do Pinhal das Almas e Fonte da Areia, "atenta a possível contaminação da nascente dos Olhos de Fervença", que abastece uma população de mais de 60 mil habitantes.

Para além de quererem ser informados sobre a avaliação feita às reclamações das autarquias - o município de Cantanhede deu parecer negativo, em janeiro, por considerar que a exploração é suscetível de causar "impactos negativos irremediáveis" - os deputados do PS querem saber que procedimentos de avaliação ambiental foram desenvolvidos pelas autoridades competentes.

O texto, entregue na Assembleia da República, dirigido ao ministro Jorge Moreira da Silva, questiona ainda sobre quando se prevê ser divulgado o resultado do inquérito público subjacente aos avisos de pedidos de exploração publicados pela Direção-Geral de Geologia e Minas.

"Entende esse Ministério estarem acautelados os mecanismos adequados visando minimizar os efeitos negativos que, previsivelmente, a atividade das explorações irá provocar no território do concelho de Cantanhede, e, muito especialmente, para a saúde das suas populações?", questionam, igualmente, os deputados do PS.

Adiantam se foram "devidamente ponderadas e avaliadas" as consequências da exploração de caulinos para a qualidade das águas superficiais e subterrâneas.

Por último, perguntam, "sem prejuízo da ponderação técnica, que "resposta política" irá o Ministério do Ambiente dar às populações" que contestam a exploração dos caulinos.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atualização. Peregrina dos Caminhos de Santiago atropelada por comboio em Cerveira

Uma peregrina que fazia os Caminhos de Santiago foi atropelada mortalmente por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Capotamento em Famalicão faz dois encarcerados

O despiste de uma carrinha na Estrada Nacional 206, na freguesia de Gavião, em Famalicão, seguido de capotamento fez dois encarcerados que tiveram de ser retirados pela equipa de emergência que foi mobilizada para o acidente.