Fernando Henrique Cardoso e Bolsonaro trocam farpas após polémica iniciada em Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 05 nov (Lusa) -- O Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, e o antigo chefe de Estado Fernando Henrique Cardoso trocaram hoje acusações no Twitter, depois de uma entrevista deste último em Portugal.

Em entrevista à RTP, no âmbito da iniciativa Fronteiras XXI, Fernando Henrique Cardoso avisou que Bolsonaro iria cometer um erro se não desse prioridade às relações com o Mercosul e com a China.

Em resposta, Bolsonaro usou a plataforma Twitter para divulgar uma foto do ex-Presidente brasileiro lendo um livro do antigo primeiro-ministro chinês Zhao Ziyang, uma imagem que foi partilhada por milhares de seguidos, fazendo referências ao alegado comunismo de Fernando Henrique Cardoso.

Hoje, Fernando Henrique Cardoso usou o Twitter para se defender dessa acusação.

"A desinformação é péssima conselheira, sobretudo vinda dos poderosos: na foto do Twitter do Presidente eleito eu apareço lendo um livro de ex-premier da China, deposto e preso, em que critica o regime. Isso aparece como 'prova' de que sou comunista. Só faltava essa. Cruz, credo!", escreveu Fernando Henrique Cardoso

Enquanto Fernando Henrique Cardoso respondia às alegações de seguidores nos comentários, Bolsonaro recebeu em sua casa, no Rio de Janeiro, a visita do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang.

Na entrevista, Fernando Henrique Cardoso criticou Bolsonaro e o candidato derrotado do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, considerando que os dois políticos não representam aquilo que ele defende para o futuro do país.

Quanto a Bolsonaro, Fernando Henrique Cardoso prometeu ser oposição, mas disse não acreditar que o candidato da extrema-direita queira impor uma "ditadura fascista" no país.

CYR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.