Administração do Hospital de Gaia lamenta demissão do diretor de neurologia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 31 out (Lusa) -- O conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho lamentou hoje a demissão do diretor de neurologia, frisando que os problemas existentes no serviço resultam de "vários anos de inação".

"O conselho de administração lamenta o pedido de demissão do Dr. Joaquim Pinheiro como diretor do serviço de neurologia, considerando-o um profissional de elevadas competências, quer como médico, quer como gestor", lê-se numa nota enviada à Lusa, depois de questionado sobre a demissão do diretor.

O diretor de neurologia, que integrava o grupo de 52 demissionários, disse hoje à Lusa que abandona o cargo de chefia já a partir de quinta-feira.

"Hoje [quarta-feira] é o último dia em que dirijo o serviço, a partir de quinta-feira deixo de ser diretor", afirmou Joaquim Pinheiro.

Joaquim Pinheiro explicou que na origem da sua demissão está uma "trilogia dramática" que compreende falta de médicos e técnicos, instalações degradadas e equipamentos obsoletos.

Na nota, o conselho de administração assume que o serviço de neurologia tem "vários problemas", mas vincou serem resultantes de "vários anos de inação".

"O conselho de administração tem trabalhado empenhadamente junto da tutela para a resolução dos mesmos, considerando necessária uma solução urgente", ressalvou.

O conselho de administração e o agora ex-diretor de neurologia "cooperaram ativamente nesta ação" junto da tutela, não apenas pela necessária rapidez de solução, mas também pelas características excecionais da situação deste serviço, salientou.

Considerando a situação como única nas suas características, o conselho de administração acredita numa solução "para breve".

Contudo, acrescentou, não ter sido possível contrariar os problemas existentes, nomeadamente o reduzido número de profissionais no serviço, encontrando-se a desenvolver as diligências necessárias para uma "rápida substituição".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Detido em Lamego por abuso sexual de crianças no transporte público

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, deteve um homem, de 63 anos, por prática do crime de abuso sexual de crianças, em transporte publico, em Lamego.

Associação questiona Governo sobre linha de alta velocidade por Trás-os-Montes

A Associação Vale d’Ouro pediu esclarecimentos ao Governo sobre a linha ferroviária de alta velocidade de Trás-os-Montes, depois da União Europeia ter classificado este projeto como sendo de “interesse comum” para Portugal e Espanha.

58 praias do Norte classificadas com "Qualidade de Ouro" pela Quercus

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com “Qualidade de Ouro”, menos 38 do que na época balnear de 2023, com as regiões Tejo/Oeste e Norte a registar a maior subida, com 74 e 71, respetivamente.