Câmara de Celorico de Basto assina acordo para as 35 horas de trabalho semanal

| Norte
Porto Canal / Agências

Celorico de Basto, 05 fev (Lusa) - Representantes da Câmara de Celorico de Basto e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) assinaram hoje um acordo que consagra para aquele município o horário de trabalho de 35 horas por semana.

"Este acordo vem, de facto, dar voz aos funcionários públicos que, de acordo com a lei, veem os seus direitos respeitados sem colocar em causa as necessidades dos munícipes", comentou o presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva.

Falando na cerimónia que hoje se realizou nos paços do concelho, o edil social-democrata frisou ainda que o horário de 35 horas semanais "respeita as especificidades dos serviços que as autarquias prestam aos seus munícipes e a todos os utentes" e assegura "os interesses legítimos dos trabalhadores".

De acordo com fonte da autarquia, "o Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública, ACEEP, é celebrado ao abrigo do disposto no nº1, do artigo 343, aprovado pela Lei nº59/2008, de 11 de setembro, e entra em vigor após a homologação do secretário de Estado da Administração Local e posterior publicação em Diário da República".

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.