Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal começou a ser ouvido em tribunal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 19 out (Lusa) -- O presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, detido no âmbito de uma investigação relativa à presumível viciação de procedimentos de contratação pública, começou hoje a ser ouvido em tribunal, adiantou um advogado ligado ao processo.

"Vai iniciar [Melchior Moreira] inquirição", disse pelas 17:00 aos jornalistas Filipe Santos Marques, advogado de um dos outros quatro arguidos envolvidos na investigação.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quinta-feira cinco pessoas e realizou buscas em entidades públicas e sedes de empresas no âmbito de uma investigação relativa à presumível viciação de procedimentos de contratação pública no valor de vários milhões de euros.

Entre os detidos estão, além de Melchior Moreira, Manuela Couto, que é administradora da W Global Communication (antiga Mediana), Isabel Castro, diretora operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Gabriela Escobar, jurista daquela entidade, José Agostinho, um empresário de Viseu.

Em causa estarão ajustes diretos realizados nos últimos dois a três anos, que somados ultrapassam os cinco milhões de euros.

Os arguidos chegaram ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto já passava das 14:00 e pelas 17:00 o advogado de um dos arguidos indicou que o interrogatório de Melchior Moreira iria então começar.

"Neste momento houve a suspensão parcial dos trabalhos, nomeadamente para alguns arguidos, e vai iniciar a inquirição de um que se prolongará noite dentro pela medida do possível e, caso haja possibilidade, será ouvido ainda outro", adiantou o advogado de José Agostinho, arguido que não será ouvido hoje.

Segundo o causídico, no sábado prosseguem os interrogatórios pelas 10:00, que deverão decorrer o dia todo e que poderão prolongar-se até domingo ou segunda-feira, mediante a disponibilidade do tribunal.

Questionado sobre se todos os arguidos vão prestar declarações, Filipe Santos Marques afirmou que sim, acrescentando "ter sido essa a primeira pretensão demonstrada" por eles.

"Podem até vir a alterar essa pretensão, mas todos demonstraram vontade em falar", frisou.

Já sobre a ordem pela qual os arguidos prestam declarações, o advogado explicou que essa segue, normalmente, a ordem do mandado de detenção.

À Lusa, fonte policial, disse que em causa estão crimes de corrupção, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influências, recebimento indevido de vantagem e participação económica em negócio em procedimentos de contratação pública no Norte do país.

"A investigação, centrada na atividade de uma pessoa coletiva pública, determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o desiderato de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular", assinala a PJ, através da sua Diretoria do Norte.

SYF (JGJ) // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.