Orlando Cruz abandona candidatura pelo PTP à Câmara do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 10 jun (Lusa) -- O Partido Trabalhista Português anunciou hoje que o candidato independente à Câmara do Porto, Orlando Cruz, apresentado no sábado, abandonou a corrida à autarquia, alegando "razões de natureza particular".

Em comunicado, aquele partido refere que a sua Comissão Política Nacional se reuniu "com caráter de urgência" no domingo, um dia depois do anúncio da candidatura de Orlando Cruz, para aceitar o seu pedido de demissão.

"Tal pedido prende-se com razões de natureza particular, as quais respeitamos e que nos são completamente alheias", refere o PTP.

O Partido Trabalhista Português adianta que "irá escolher e apresentar nos próximos dias" um novo candidato à Câmara do Porto.

Na apresentação da sua candidatura, no sábado, Orlando Cruz afirmou que se distinguia dos opositores por não ser "camaleão".

"Enquanto as pessoas tiverem fome, enquanto houver este desemprego, enquanto se cortar regalias aos reformados que trabalharam e descontaram, enquanto houver injustiça social eu não posso calar a minha voz. Esta cidade do Porto é uma cidade fantasma, que não tem neste momento, a não ser o rio Douro, nada que chame turistas", criticou.

O nome escolhido pelo Partido Trabalhista Português foi mais longe: "sou um candidato que vou ganhar facilmente as eleições se a comunicação social resolver que eu expresso filosoficamente os problemas desta cidade".

A sucessão de Rui Rio na presidência da Câmara do Porto é disputada por Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE) e Nuno Cardoso (independente).

MSP (JF) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.