Europa disseminou tuberculose mas doença evoluiu consoante regiões, diz estudo

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 out (Lusa) -- A migração a partir da Europa disseminou a principal estirpe da tuberculose existente atualmente, primeiro para a Ásia e depois para África e América, indica um estudo hoje divulgado.

O estudo, publicado no boletim Science Advances, sugere também que a resistência a medicamentos evoluiu de forma diferente em várias regiões, devido a adaptações locais da doença, pelo que o tratamento pode ser mais eficaz se feito individualmente por cada país.

No ser humano a tuberculose é uma doença causada pela bactéria "Mycobacterium tuberculosis", também conhecida como "bacilo de Koch", que afeta principalmente os pulmões. Existem sete estirpes sendo a mais disseminada a estirpe quatro.

Segundo a Associação Americana para o Avanço da Ciência, que publica o boletim Science Advances, a investigação envolveu a análise de 1.669 genomas da estirpe mais comum em 15 países, da Europa, África e Américas.

Os investigadores descobriram que o ancestral mais recente da estirpe quatro existia por volta do ano 1096 e que terá tido origem na Europa. A migração no período colonial levou à dispersão da estirpe, com a primeira vaga em direção ao sudeste asiático, começando no século XIII, e a segunda dirigida para África no século XV. Seguiu-se a América, com a chegada dos primeiros colonos europeus, a partir de 1492.

FP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.