Mau tempo: Quercus quer mais verbas no Orçamento do Estado para as Matas Nacionais

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 17 out (Lusa) - A Quercus defendeu o hoje o reforço das verbas atribuídas pelo Orçamento do Estado 2019 ao Instituto da Conservação Natureza e Florestas (ICNF) para intervenções de emergência, manutenção e recuperação das Matas Nacionais atingidas por incêndios e mau tempo.

"O ICNF deve ter meios financeiros e humanos robustos que lhe permitam agir rápida e eficazmente nestas situações extremas cada vez mais frequentes", defende a organização ambientalista.

A Quercus acredita que "ainda há margem" durante a discussão do Orçamento do Estado para 2019 para "alocar mais verba ao ICNF destinada a intervenções de emergência, manutenção e recuperação das Matas Nacionais", que foram duramente atingidas pela passagem do furacão Leslie por Portugal e pelos incêndios de 2017.

Domingos Patacho, dirigente da organização ambientalista, disse à agência Lusa que é essencial a tomada de medidas com afetação de recursos financeiros para a mitigação dos riscos", em especial ao nível do ordenamento e gestão da floresta, lembrando que incidentes provocados por fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais frequentes.

A Quercus sublinha que a passagem do furacão Leslie por Portugal, que atingiu o continente como tempestade tropical, afetou fortemente os distritos de Leiria e Coimbra, sobretudo ao nível das matas nacionais litorais, mas também em muitas áreas de florestais privadas.

"Existem milhares de árvores partidas e outras arrancadas numa vasta faixa litoral desde o concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, até ao distrito de Aveiro, que deixaram um novo rasto de destruição", refere a Quercus.

As matas públicas mais afetadas foram a Mata Nacional de Leiria, a Mata Nacional de Pedrógão, Mata Nacional do Urso, assim como alguns perímetros florestais a norte da Figueira da Foz, na faixa litoral. Na Mata Nacional do Choupal e na Mata Nacional do Buçaco a tempestade derrubou árvores monumentais.

Domingos Patacho lembra que nos últimos anos a região Centro do país foi duramente castigada por fenómenos naturais extremos. Em 2013, por exemplo, o ciclone extratropical Gong teve um enorme impacte sobre a destruição da floresta, ao nível de queda de árvores.

"O furacão Ofélia, que passou ao largo do continente, a 15 de outubro do ano passado, teve ventos fortes e secos que propagaram os incêndios, tendo ardido cerca de 250 mil hectares em apenas dois dias, também atingiu fortemente a floresta no Centro do país", refere a Quercus.

Para a organização ambientalista, cenários associados às alterações climáticas revelam o aumento da frequência de fenómenos meteorológicos extremos, como os furacões, tempestades com chuvas intensas em períodos curtos, secas prolongadas e incêndios.

Neste contexto, a Quercus defende o reforço das verbas do ICNF, de forma a aumentar a frequência das intervenções de emergência, manutenção e recuperação das Matas Nacionais.

"As Matas Nacionais são a montra da floresta em Portugal e devem ser intervencionadas de forma exemplar, para servirem de exemplo aos proprietários privados que detêm cerca de 85% da floresta em Portugal. O Estado não pode exigir aos proprietários que cuidem e façam a gestão das suas matas sem ser o primeiro a dar o exemplo", conclui a Quercus.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.