"Boa noite mãe" venceu o prémio Pulitzer e estreia-se no teatro da Trindade

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 out (Lusa) -- A peça "Boa noite mãe", da dramaturga norte-americana Marsha Norman, que se estreia na quarta-feira na sala Estúdio do Teatro da Trindade, em Lisboa, venceu o Prémio Pulitzer, em 1983, e agora tem a ação passada numa aldeia do Fundão.

A ação centra-se numa mãe fria e pragmática e numa filha que falhou em tudo na vida, e o encenador Hélder Gamboa coloca-as numa aldeia próxima do Fundão, Peraboa, no distrito de Castelo Branco, onde fez uma residência artística sobre a peça.

"É uma peça fabulosa, com um sentido de humor muito requintado sobre duas mulheres -- mãe e filha -- que vivem juntas e que, pela primeira vez na vida, têm uma conversa aberta uma com a outra", disse o encenador à agência Lusa.

Uma mãe viúva, na casa dos 60 anos, e uma filha com epilepsia, na casa dos 35, 40 anos, são as personagens centrais de "Boa noite mãe".

A peça decorre ao longo de hora e meia, tempo real de uma noite em que mãe e filha conversam, após esta dizer à mãe que às 23:00 dessa noite se vai suicidar.

A conversa corre sobre a vida de cada uma delas, naquela que é a única noite em que mãe e filha rompem a solidão e o isolamento que marcava a existência de ambas, apesar de partilharem o mesmo espaço físico.

Ao longo desta hora de conversa, a mãe -- Telma -- vai esgrimindo argumentos para tentar evitar o suicídio de Luísa, a filha, não conseguindo, contudo, cumprir o objetivo.

Doente de epilepsia e com um filho delinquente, Luísa acaba por não ceder, naquela que é a única ação da sua vida em que decide por si, sublinhou Helder Gamboa, ressalvando, contudo, que "nunca ao longo da peça o espetador é levado a ter pena desta personagem".

E é ao longo de hora e meia de conversa que Telma e Luísa se apercebem de que, apesar da distância que pauta o relacionamento de ambas, as duas têm muito em comum.

Tal como a filha não amou o marido que a mãe lhe arranjou para casar, nem desejou o filho que o marido acabou por lhe impor, também a mãe nunca amou o pai de Luísa.

"Esta peça acaba por retratar uma única noite em que mãe e filha são, pela primeira e única vez, verdadeiras uma com a outra", frisou Helder Gamboa.

Os argumentos que a filha invoca para se suicidar são tão sustentados que a ter pena de alguém o espetador ficará com pena de quem fica e nunca de quem parte, sublinhou.

"Mas esta peça é também um libelo à vida e ao amor", sublinhou Helder Gamboa, o encenador.

A peça tem tradução de Ângela Pinto, que também interpreta a obra, com Sylvie Dias.

A cenografia é de Rui Filipe Lopes, a música original, de Luís Lucena e, a encenação e dramaturgia, de Helder Gamboa.

"Boa noite mãe" é uma coprodução do Teatro da Trindade Inatel com a Tenda Produções e vai estar em cena até 25 de novembro, com espetáculos de quarta a sábado, às 21:30, e, aos domingos, às 17:00.

A peça, que, segundo Helder Gamboa, recebeu vários prémios Tony, em Nova Iorque, estreou-se em Portugal em 1986, no Teatro Nacional D. Maria II, com interpretação de Fernanda Borsatti e Guida Maria.

Há perto de 11 anos, Celso Cleto fez também uma encenação da obra, protagonizada por Sofia Alves e Manuela Maria.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.