Mau tempo: Duas escolas permanecem fechadas em Vieira de Leiria, Marinha Grande

| País
Porto Canal com Lusa

Marinha Grande, Leiria, 16 out (Lusa) - A escola básica n.º 1 da Praia da Vieira e a Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, estão encerradas desde a passagem do furacão Leslie, disse à agência Lusa o presidente da Junta.

Segundo Álvaro Cardoso, presidente da Junta de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, as escolas sofreram danos ao nível da cobertura, que estão a ser reparados. "As obras são da responsabilidade da Câmara. Prevemos que amanhã [quarta-feira] se possa abrir a secundária", disse o autarca.

Na página de Facebook, o Município da Marinha Grande informou que a reabertura da EB1 da Praia da Vieira já está prevista para quinta-feira.

Álvaro Cardoso referiu ainda que estão a decorrer operações de limpeza em toda a freguesia para "retomar a normalidade o mais rapidamente possível".

O fornecimento de energia e de água já foi reposto, podendo-se verificar falhas "em casos pontuais, que estão a ser reportados de imediato" às empresas responsáveis.

Ao nível das comunicações, o presidente da Junta admitiu que "ainda há algumas dificuldades", assim como se tem verificado falhas na rede de internet.

Na reunião de Câmara, que está a ser transmitida 'online', a vereadora da CDU, Alexandra Dengucho, propôs que fosse criado um fundo de emergência municipal para fazer face aos prejuízos de particulares e empresários, e defendeu a criação de duas equipas multidisciplinares para efetuarem o levantamento de todos os danos e valores em causa.

A presidente do Município, Cidália Ferreira (PS), informou que está a ser elaborado um documento, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) com as situações onde se registaram maiores problemas.

"Estamos a articular tudo com a CCDRC e temos solicitado a particulares e empresários que nos façam chegar os problemas que tiveram e os prejuízos. Sabemos que vai haver um Conselho de Ministros e que este assunto será lá abordado. Queremos ter já todo o levantamento feito para entregar à CCDRC", explicou Cidália Ferreira.

Questionada pelo vereador independente do Movimento pela Marinha, Aurélio Ferreira, sobre o que foi feito pela autarquia como prevenção do furacão, Cidália Ferreira revelou que esteve sempre em articulação com a proteção civil, comando distrital, GNR, bombeiros, EDP e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para intervirem de imediato.

"Tivemos as estradas entre Marinha e São Pedro de Moel, Marinha e Vieira de Leiria, e Garcia e Pilado encerradas devido a quedas de árvores, e a primeira medida que tomámos foi a desobstrução das vias de comunicação, para que as populações pudessem ser acudidas caso fosse necessário".

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.