Mais de 50% da população de Soure já tem eletricidade

| País
Porto Canal com Lusa

Soure, Coimbra, 16 out (Lusa) - Mais de 50% da população de Soure já tem eletricidade, depois de a tempestade Leslie ter deixado todo o concelho às escuras, no sábado, informou o município, esperando que entre hoje e quarta-feira seja possível uma reposição total.

Ao terceiro dia após a passagem da tempestade, "mais de 50% das pessoas de Soure já têm eletricidade", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Mário Jorge Nunes, referindo que toda a zona serrana e zona norte do concelho, bem como grande parte da freguesia sede do município, voltaram a ter luz, mesmo que com algumas falhas.

As freguesias de Samuel e Vinha da Rainha, a zona sul da freguesia de Soure e parte da união de freguesias de Gesteira e Brunhós continuam sem luz, "para além de alguns casos pontuais" noutras zonas do concelho, referiu.

Segundo Mário Jorge Nunes, a reposição do abastecimento de energia está a ocorrer "de forma mista", seja através de geradores ou do restabelecimento de algumas linhas de média tensão.

"Neste momento, chegaram 16 geradores do Exército que espero que comecem a funcionar ainda durante o dia de hoje", afirmou o autarca, explicando que já pediu mais geradores, mas que também acredita que "algumas linhas de média tensão comecem a funcionar" entretanto.

Apesar de consciente da dificuldade na resolução imediata deste problema, o presidente de Câmara de Soure espera que entre hoje e quarta-feira seja possível assegurar luz a todas as pessoas do concelho.

Nas telecomunicações, continuam a registar-se "muitas falhas", que devem começar a ser resolvidas à medida que a eletricidade vai sendo reposta.

Já relativamente ao abastecimento de água, já é possível assegurar água a quase 100% do concelho, podendo ainda "haver pequenas falhas pontuais", esclareceu.

De acordo com o autarca, a maioria das escolas continua encerrada, tendo como expectativa que muitos dos problemas nos estabelecimentos de ensino fiquem resolvidos hoje e que a maioria dos alunos possa regressar às aulas na quarta-feira.

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.