Mau tempo: Maioria das escolas da Figueira da Foz mantém-se encerrada terça-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Figueira da Foz, Coimbra, 15 out (Lusa) - A maioria das 53 escolas e jardins de infância do concelho da Figueira da Foz vai manter-se encerrada na terça-feira devido aos danos causados pela tempestade Leslie, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Em conferência de imprensa, João Ataíde indicou que depois de todos os estabelecimentos de ensino terem estado encerrados hoje, 15 das 53 escolas irão reabrir na terça-feira e que para a autarquia é "uma prioridade" a realização de reparações que permitam, durante a semana, que as restantes possam voltar a funcionar.

Em comunicado, a Câmara Municipal esclarece que, "por questões de segurança", em coordenação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, "determinou que se mantenham encerradas as escolas e jardins-de-infância da rede pública que apresentam danos mais graves".

De acordo com dados fornecidos hoje pela autarquia (e que serão atualizados diariamente) seis dos 20 jardins-de-infância existentes no município e igual número das 26 escolas de primeiro ciclo reabrem na terça-feira.

Serão ainda reabertas duas das quatro escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico: a Pintor Mário Augusto, na freguesia de Alhadas, e a escola João de Barros, na Figueira da Foz, embora os 8º e 9º ano de escolaridade deste estabelecimento de ensino se mantenham terça-feira sem aulas "uma vez que o pavilhão dois ainda carece de intervenção".

No agrupamento da freguesia de Paião, no sul do concelho, todas as escolas ali existentes mantêm-se encerradas "por estarem sem água e sem luz", adianta a mesma informação.

Já das três secundárias existentes, todas localizadas na cidade da Figueira da Foz, apenas a escola Cristina Torres irá reabrir, mantendo-se encerradas a Joaquim de Carvalho e Bernardino Machado.

O município indica ainda que as duas escolas profissionais, que funcionam no mesmo edifício do antigo matadouro "se mantém encerradas amanhã [terça-feira], pelos mesmos motivos".

JLS // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".