Mau tempo: Furacão Leslie passou na Madeira sem "ocorrências de relevo"

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 13 out (Lusa) -- O presidente do Serviço Regional da Proteção Civil da Madeira afirmou esta tarde que a região "passou incólume" à passagem do furacão Leslie e "não há ocorrências de relevo a registar".

"Não tivemos ocorrências de relevo a registar", disse José Dias em conferência de imprensa na qual fez "um balanço extremamente positivo" da operação de prevenção montada pelas autoridades e os agentes de Proteção Civil para enfrentar a situação

O responsável considerou que "de alguma forma, é possível dizer que a Madeira e Porto Santo passaram de forma incólume perante esta intempérie" que assolou a região.

José Dias acrescentou que o "tempo tende a melhorar de forma significativa ao longo das horas vindouras".

Por isso, anunciou que "já foi tomada a decisão", na sequência dos contactos efetuados com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "cessar o reforço dos recursos humanos das corporações de bombeiros".

As várias corporações, "como já não se justifica, vão manter apenas o dispositivo normal", indicou.

Ainda referiu que o IPMA "vai manter os avisos meteorológicos amarelos até a amanhã [domingo], por uma questão mais de precaução e porque vai haver mais alguma precipitação".

O furacão Leslie desviou a sua trajetória mais para norte do que o inicialmente previsto e passou ao largo das ilhas da Madeira e Porto Santo sem provocar danos de maior, tendo afetado apenas algumas estruturas na orla costeira.

Estas condições atmosféricas adversas tinham levado várias transportadoras aéreas a cancelar antecipadamente dezenas de voos para e da Madeira.

De acordo com a página da Aeroportos de Portugal, no Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo, na tarde de hoje conseguiram aterrar dois aviões: um Transavia proveniente de Paris (17:35) e um EnterAir oriundo também de uma cidade francesa (14:45).

Entretanto, numa nota divulgada ao fim da tarde o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira realça que como "afastamento do furacão Leslie, as condições meteorológicas na região "tendem a estabilizar".

A nota adianta que ainda está prevista a "ocorrência de aguaceiros em geral fracos até ao final do dia e a diminuição da intensidade do vento, exceto nas regiões montanhosas, nos bordos leste e oeste da Madeira".

O documento aponta que nestes locais as rajadas de vento podem atingir entre os 60 e os 90 quilómetros horários desde o final da tarde de hoje até ao fim da madrugada de domingo.

Até ao princípio da manhã de domingo as ondas devem manter-se nos três a quatro metros na costa norte e entre os dois e os três metros na parte sul

O furacão Leslie dirige-se agora para o território continental.

O furacão vai atingir o território continental já como depressão pós-tropical, mas com ventos com "intensidades equivalentes a uma tempestade tropical", com rajadas acima dos 130 Km/hora, mas que podem atingir máximos históricos de 180/190 km/hora, segundo disse à Lusa o meteorologista do IPMA, Nuno Moreira.

Segundo a Proteção Civil, o período crítico vai acontecer entre as 23:00 de sábado e as 04:00 de domingo.

O IPMA colocou 13 distritos sob aviso vermelho por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, consequência da passagem por território continental do furacão Leslie.

Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu e Guarda e Santarém são os distritos sob aviso vermelho, segundo as informações disponíveis na página do IPMA na internet.

AMB // ANP

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.