Observações com telescópio Chandra suspensas dias depois da 'hibernação' do Hubble

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabo Canaveral, Estados Unidos, 12 out (Lusa) - As observações com o telescópio Chandra foram suspensas, anunciou hoje a agência espacial norte-americana NASA, na mesma semana em que o telescópio Hubble entrou em 'hibernação'.

O telescópio espacial Chandra entrou na quarta-feira no chamado modo de segurança, funcionando apenas com os sistemas eletrónicos essenciais, devido possivelmente a um problema num giroscópio, admitiu a NASA, que opera o aparelho.

Semelhante situação levou na segunda-feira à suspensão das observações com o telescópio espacial Hubble.

Os giroscópios são instrumentos que permitem guiar os telescópios numa determinada direção durante as observações.

Em órbita há 19 anos, o telescópio Chandra permite observar o céu em raios-X, enquanto o telescópio ótico Hubble, no espaço há 28 anos, é usado para observações de sistemas extrassolares distantes, galáxias e buracos negros.

Os técnicos da NASA estão a tentar retomar as operações em ambos os aparelhos.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.