Mau tempo: Arquipélago da Madeira em "alerta máximo" devido ao furacão Leslie

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, 12 out (Lusa) - O dispositivo de socorro na Região Autónoma da Madeira está em "alerta máximo" devido à aproximação do furacão Leslie, que deverá atingir o arquipélago a partir das 07:00 de sábado, indicou hoje o executivo regional.

Fonte da Secretaria Regional da Saúde, que tutela do Serviço de Proteção Civil, referiu à agência Lusa que foram "acionados todos os procedimentos" de acordo com o grau do alerta, que é amarelo para as regiões montanhosas e laranja para a zona costeira, com ondas de cinco a sete metros, podendo atingir 10 a 12 metros do quadrante oeste, e precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada.

O Instituto Português do Mar e a Atmosfera (IPMA) informou, no entanto, que a incerteza em relação à trajetória do furação Leslie é "anormalmente elevada", sendo apenas possível determiná-la com alguma confiança num prazo de 24 horas.

"As previsões para mais de 24 horas continuam a indicar trajetórias muito distintas", indicou.

O IPMA refere que o arquipélago da Madeira está, deste modo, sob vigilância, existindo uma probabilidade de 60 a 80% de as ilhas da Madeira e Porto Santo começarem a sofrer os efeitos do Leslie a partir das 07:00 de sábado, 13 de outubro, em termos de agitação marítima, vento e precipitação.

As câmaras municipais da região autónoma emitiram, entretanto, diversos avisos à população, alertando para a previsão de mau tempo.

No Funchal, a autarquia decidiu encerrar todos os complexos balneares no sábado, bem como condicionar os acessos a toda a frente mar do concelho a partir das 22:00 desta sexta-feira, nomeadamente à Praia Formosa, onde será removido o passadiço marítimo, bem como ao Lido, à Doca do Cavacas e à Praia de São Tiago.

A câmara informou também que serão encerrados os acessos ao Parque Ecológico do Funchal a partir desta noite e, por outro lado, vai reforçar o dispositivo dos Bombeiros Sapadores.

Medida semelhante foi tomada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, que decidiu encerrar os percursos pedestres e alguns caminhos florestais.

A previsão de mau tempo para o arquipélago da Madeira motivou também a TAP e outras companhias aéreas a cancelar os voos programados para sábado, ao passo que a Porto Santo Line suspendeu as viagens marítimas para o Porto Santo.

O comando da Zona Marítima da Madeira (ZMM) emitiu, por seu lado, um alerta dirigido não só à comunidade marítima que se encontra no mar, mas também à população em geral que frequenta zonas costeiras, sendo que as recomendações vão no sentido de que não se pratiquem passeios junto ao litoral e que os pescadores lúdicos não realizem a sua atividade.

As autoridades marítimas salientam que o dispositivo naval será reforçado com a chegada hoje da corveta "João Roby", para aumentar a "capacidade de resposta em situações de busca e salvamento marítimo", bem como "apoiar os órgãos de proteção civil regionais".

DYC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.