Empresa de Oliveira de Frades recuperou "quase a cem por cento"

| País
Porto Canal com Lusa

Oliveira de Frades, Viseu, 12 out (Lusa) - Um ano depois de ter tido as suas instalações destruídas pelos incêndios, a empresa de Oliveira de Frades Iberoperfil, que será visitada na segunda-feira pelo Presidente da República, "está pronta para retomar a liderança", disse hoje o administrador.

"Onde os outros viram dificuldades, nós vimos uma oportunidade. Queremos manter a liderança do mercado nacional [de perfis postformados] e ter uma presença mais forte na Península Ibérica", disse Alberto Henriques, que é também administrador da MinerCell, outra empresa do grupo, mais pequena, destruída pelos incêndios de 2017.

Alberto Henriques garante que Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar "uma empresa quase a cem por cento", um ano depois dos incêndios que provocaram prejuízos na Iberoperfil e na MinerCell a rondar os 30 milhões de euros.

Apesar de ter sido forçada a fazer uma paragem de quase seis meses, a Iberoperfil conseguiu fazer face às encomendas graças à subcontratação de outras empresas, mantendo assim uma presença forte num mercado em que era líder.

O administrador garante que, apesar do "processo doloroso", foi possível manter os postos de trabalho de mais de 200 pessoas. "Houve as entradas e as saídas normais nesta atividade", assegura, lembrando que a empresa é um dos principais empregadores do concelho.

A reconstrução das instalações, recuperação e compra de novos equipamentos foi feita com o dinheiro dos seguros, que foram ativados logo ao seguir aos incêndios. Até agora, a empresa não recebeu qualquer dinheiro do programa Repor - Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, uma das medidas de apoio às empresas afetadas pelos incêndios.

"Só apresentámos a candidatura ao Repor, a rondar os 20 milhões de euros, depois de concluídas as negociações com as companhias de seguros, como manda a lei", explica o administrador, que espera que as verbas do programa venham cobrir investimentos que já estão no terreno.

Alberto Henriques tem palavras de agradecimento para as entidades que acompanharam a empresa nesta caminhada para a recuperação. A começar pelo Presidente da república, cujo exemplo "obrigou" o Governo a agir mais rapidamente no apoio às populações e às empresas.

"Será uma honra receber o Presidente nas nossas instalações", refere, destacando também a solidariedade do povo português. Tem ainda palavras de agradecimento para a Câmara de Oliveira de Frades - "foram fantásticos" - e de confiança para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pelo apoio na candidatura ao Repor.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.