Fogo com duas frentes levou a evacuar 3 localidades e parque de campismo

| País
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 07 out (Lusa) -- O grande incêndio que queima mato nos concelhos de Sintra e Cascais está a avançar para sul tendo obrigado já à evacuação das localidades de Almoínhas, Figueira do Guincho, Biscaia e ainda o Parque de Campismo da Areia.

Os residentes dessas casas estão a ser transportados para a Malveira da Serra, disse à Lusa o oficial de operações da Proteção Civil, Paulo Santos, em declarações à Lusa.

"O incêndio avança para sul influenciado pelo vento, fortíssimo, tendo duas frentes, uma em direção ao Guincho e outra virada para a Malveira da Serra", acrescentou.

O vento que é muito forte na zona "está a condicionar trabalho dos mais de 500 homens que combatem o fogo no terreno", explicou Paulo Santos.

O flanco mais ocidental do incêndio, que teve início registado pelas 22:50 de sábado, dirige-se para a zona da praia, tendo levado as autoridades a evacuarem o parque de Campismo da Areia. As pessoas deste parque foram transportadas para o Pavilhão Dramático de Cascais.

Questionado sobre se o contingente vai continuar a ser reforçado durante a noite, o oficial de operações da Proteção Civil explicou que não adianta reforçar com muitos mais homens e veículos uma vez que as características do terreno não permitem que se aproximem mais do fogo.

A prioridade dos bombeiros é proteger as pessoas e bens havendo algumas casas dispersas.

O oficial de operações não tinha informações sobre eventuais bens ou pessoas atingidos pelas chamas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a acompanhar a evolução do incêndio que deflagrou na zona da Peninha, numa zona de mato na serra.

O incêndio deflagrou cerca das 22:50 de sábado na serra de Sintra, numa zona de mato, e mobilizava cerca da 02:50 558 bombeiros e 164 meios terrestres, segundo o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

A zona do convento da Peninha situa-se no perímetro do Parque Natural de Sintra-Cascais, numa área muito exposta aos ventos marítimos.

JPF (LYFS/JPS) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Aurora boreal pintou o céu de Portugal e pode voltar este fim de semana

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana.

Final da eurovisão acontece este sábado marcada pelos conflito em Gaza

A final do 68.º Festival Eurovisão da Canção é disputada este sábado, em Malmö, na Suécia, por 26 países, Portugal incluído, com a Croácia, Israel e Suíça como favoritas à vitória de uma edição marcada pelo conflito israelo-palestiniano.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.