Brexit: Tusk anuncia cimeira extraordinária em novembro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Salzburgo, Áustria, 19 set (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou hoje que vai propor a realização de uma cimeira extraordinária em novembro dedicada ao 'Brexit'.

"Amanhã [quinta-feira], no encontro a 27, vou propor que seja realizada uma cimeira adicional em meados de novembro", anunciou Tusk, numa conferência de imprensa em Salzburgo, na véspera de uma cimeira informal, organizada pela presidência austríaca da União Europeia (UE).

O presidente do Conselho Europeu esclareceu haver propostas da primeira-ministra britânica, Theresa May, que "precisam de ser trabalhadas e mais negociadas", nomeadamente as que respeitam à questão irlandesa e ao quadro para a futura relação económica entre o Reino Unido e a UE.

"Gostaria de finalizar as negociações este outono", salientou.

"As negociações do 'Brexit' estão a entrar numa fase decisiva", lembrou Tusk, assinalando que as propostas de May no Livro Branco conhecido como 'Chequers' "indicam uma evolução positiva na abordagem do Reino Unido e uma vontade de minimizar os efeitos negativos do 'Brexit'.

Os líderes da UE reúnem-se hoje num jantar informal a 28 organizado pela presidência austríaca, a que se segue, na quinta-feira, um encontro a 27, sem a presença de Theresa May.

IG // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.