CDS alerta que Estado deve dar o exemplo no combate à xenofobia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set (Lusa) -- A líder do CDS-PP defendeu hoje que o Estado deve dar o exemplo e combater o racismo, num comentário sobre um inquérito distribuído em escolas de Lisboa e Porto, considerado xenófobo.

"Se está em causa uma situação que possa ser lida como racismo, é condenável; deve ser escrutinada e vista com muita atenção. É preciso que o Estado, nas suas várias estruturas, dê o exemplo de uma política inclusiva", afirmou Assunção Cristas no final de uma visita à Escola Teixeira de Pascoais, em Lisboa.

O Jornal de Notícias noticiou hoje que o inquérito, no qual por exemplo é questionada a origem dos pais (ciganos, africanos ou brasileiros), foi entregue aos pais na segunda-feira em pelo menos duas escolas do 1.º ciclo, já retirado pela Direção-Geral da Educação.

Assunção Cristas disse por duas vezes não ter lido o inquérito, mas leu as notícias, e acrescentou ser necessário diferenciar entre informação sobre os alunos e discriminação, que é "absolutamente de repudiar e inaceitável".

"Se queremos ter estratégias de combate ao racismo, de combate à xenofobia ou de combate à exclusão de determinados grupos que pertencem à nossa sociedade, que são tão portugueses quanto nós, também precisamos de ter informação", disse.

E concluiu ser necessário "saber o que é informação e o que é discriminação, sendo esta segunda absolutamente de repudiar e inaceitável", concluiu.

NS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".