Vasco Graça Moura condecorado com Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 jan (Lusa) - Vasco Graça Moura foi hoje condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada no final de um colóquio que juntou ensaístas, escritores e investigadores, numa homenagem ao escritor.

"Julgo interpretar o sentimento das instituições e das personalidades que se juntaram nesta celebração da obra e do percurso de Vasco Graça Moura, assim como dos seus muitos leitores e do povo português em geral, ao decidir condecorar o homenageado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada", anunciou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na sessão de encerramento do colóquio, que se realizou esta tarde na Fundação Calouste Gulbenkian.

Antes, nas breves palavras que dirigiu na sessão de encerramento, Vasco Graça Moura tinha já confessado sentir-se"sensibilizado, comovido e embaraçado" com uma "homenagem tão gratificante" para o seu ego e "tão excessiva em si mesma", que o fez sentir-se "a cair das nuvens".

"A poesia é a minha forma verbal de estar no mundo", disse Vasco Graça Moura.

Vasco Graça Moura, desde janeiro de 2012 presidente da Fundação Centro Cultural de Belém, celebrou no ano passado 50 anos de vida literária dedicada ao romance, poesia, ensaio, crónicas, diários e traduções.

No encerramento do colóquio realizado em sua homenagem estiveram presentes, entre outros, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o presidente da comissão europeia, José Manuel Durão Barroso.

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.