Praxes: Ninguém quer ser a ovelha negra – sociólogo

| Norte
Porto Canal

 

Os estudantes de 1.º ano deparam-se com uma "situação de inevitabilidade" quando são praxados, defendeu também o sociólogo e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Numa sociedade com uma presença "cada vez mais forte do individualismo", os alunos "deixam-se alienar e entregar a situações de uma excitação descontrolada e de comportamentos irracionais", frisou.

Para o sociólogo, muitos dos estudantes "não têm sequer preparação" para rejeitar participar "em cenas, por vezes, doentias e escabrosas".

Elísio Estanque considerou que, depois, o estudante é capaz de "curtir e de se divertir" na praxe.

Elísio Estanque e o historiador Rui Bebiano realizaram um questionário, em 2006, a uma amostra significativa da comunidade estudantil de Coimbra, presente no livro "Do activismo à indiferença: Movimentos estudantis em Coimbra", em que, apesar de apenas 3,4% quererem a praxe extinta, 51,5% dos alunos achavam que a praxe devia ser revista e 67,3% concordavam que a praxe deveria reprovar qualquer violência psicológica ou física.

Contudo, os mesmos que acham que a praxe devia ser revista "são aqueles que participam", salientou o sociólogo, havendo uma "psicologia de massas" que influencia uma cultura "de esvaziamento crítico, embrutecimento, docilização e apatia política".

"Não é saudável nem democrático", referiu, comentando que em vez de uma "lógica cívica", na praxe, é evidenciada uma "lógica oportunista que leva ao caciquismo, a atividades ligadas às jotas [juventudes partidárias], ao seguidismo e ao carreirismo".

Esta lógica, de acordo com o professor da Faculdade de Economia, reforça o crescimento de uma "política populista e tecnocrata".

"Alimenta-se o respeito pela ordem e pela hierarquia e não pela irreverência e pelo questionamento, o que é preocupante", alertou.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.