Portas diz que praxes "estúpidas e perigosas" devem ser banidas

Portas diz que praxes "estúpidas e perigosas" devem ser banidas
| Política
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, vincou hoje que praxes "estúpidas, perigosas, coercivas e violentas" devem ser banidas das universidades, atribuindo a estas instituições "a primeira responsabilidade pela civilidade".

A polémica sobre as praxes académicas reacendeu-se após a morte, em dezembro, na praia do Meco, em Sesimbra, de seis estudantes universitários, engolidos pelo mar, muito embora o ministro da Educação e Ciência e o secretário de Estado do Desporto e Juventude não tenham associado o incidente a uma praxe.

"Acho que praxes estúpidas, perigosas, coercivas, violentas não devem ter lugar no ambiente universitário", sustentou aos jornalistas Paulo Portas, em Lisboa, depois de ter participado na sessão de encerramento de uma conferência sobre ensino privado, organizada pela Confederação Nacional da Educação e Formação.

Ao ser confrontado com o assunto das praxes, Paulo Portas sustentou, ainda, que "a primeira responsabilidade pela civilidade do espaço de uma universidade é, evidentemente, de quem a dirige, a universidade, que tem licença para isso".

O vice-primeiro-ministro disse também esperar que "o trabalho" do ministro da Educação e Ciência, com as universidades e os estudantes, "dê resultados".

Na quinta-feira, Nuno Crato recebeu representantes das associações académicas e das universidades, com o intuito de discutir e recolher propostas que visem "evitar que se repitam praxes absurdas e atentatórias da dignidade humana e da dignidade dos estudantes".

Crato frisou que o Ministério da Educação não rejeita responsabilidades nos abusos cometidos nas praxes, mas lembrou que há responsabilidade de toda a sociedade e que, com as reuniões convocadas, pretendeu manifestar "uma preocupação continuada e reforçada, por ter vindo a lume uma série de informações sobre estas práticas atentatórias da dignidade dos estudantes".

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".