Sindicato dos Professores da Região dos Açores marca greve para 04 de outubro

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 11 set (Lusa) -- O Sindicato dos Professores da Região dos Açores (SPRA) anunciou hoje a realização de uma greve no dia 04 de outubro, exigindo a recuperação total do tempo de serviço congelado.

A vice-presidente do SPRA, Luísa Cordeiro, apresentou hoje, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, a linha de ação reivindicativa para os docentes da Região, da qual se destaca a exigência de que seja restituído aos professores, na totalidade, o tempo de serviço congelado.

Para o SPRA, é essencial a "recuperação de todo o tempo de serviço prestado durante o congelamento: nove anos, quatro meses e dois dias", razão pela qual serão realizados no dia 14 de setembro, primeiro dia do ano letivo, plenários sobre o tema em toda a região.

A organização sindical lamenta que o Governo da República, "de forma inflexível e intransigente", não tenha apresentado "qualquer proposta para negociar o prazo e o modo de recuperação dos anos congelados, numa clara violação da lei do Orçamento do Estado e um total desrespeito pela declaração de compromisso assinada a 18 de novembro de 2017".

O sindicato recorda ainda que a Assembleia da República, através de uma resolução de janeiro deste ano, recomendou ao Governo a recuperação, "para efeitos de progressão na carreira, de todo o tempo de serviço prestado em período de congelamento".

Sobre esta matéria, o sindicato lamenta, ainda, que o Governo se prepare "para apagar mais de seis anos e meio do tempo que os professores e educadores trabalharam, mantendo a proposta apresentada quando, pela força da luta dos docentes, nomeadamente de sucessivas greves, foi obrigado a negociar".

Para além desta questão, o SPRA defende a "criação de medidas de combate ao desgaste e envelhecimento da profissão", como a implementação de um "regime específico de aposentação aos 36 anos de serviço, independentemente da idade, e, no imediato, aos 40 anos de carreira contributiva", bem como a disponibilização de orçamentos às escolas "que viabilizem a execução dos respetivos projetos educativos".

A precariedade dos docentes é também uma preocupação para o sindicato, considerando que, "durante esta legislatura", o "Governo [Regional] deve integrar nos quadros pelo menos 400 docentes".

Sobra as ações reivindicativas programadas, destacam-se a greve de docentes, que se insere numa iniciativa nacional, bem como uma manifestação que acontecerá no dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor.

ILYD // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.