Mais de 90% da verba para apoio à esterilização de cães e gatos continua disponível

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 set (Lusa) -- A campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia só atribuiu 8% da verba total disponibilizada a 108 candidaturas, nos primeiros seis meses da campanha, informou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

De acordo com dados disponibilizados à Lusa, até ao momento foram atribuídos apenas 40.365 euros, em 28 pedidos de pagamento de 16 municípios e associações municípios, que correspondem a 108 candidaturas.

Em 03 de abril, o Governo aprovou uma campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, num valor total de meio milhão de euros, que termina em 30 de novembro ou quando a verba disponível para a campanha se esgotar.

Para se candidatarem ao apoio é necessário que os Centros de Recolha Oficial (CRO) municipais ou intermunicipais registem um mínimo obrigatório de 25 esterilizações, podendo os municípios beneficiar de apoios até aos 15.000 euros e as entidades gestoras de CRO intermunicipais até 30.000 euros.

O apoio financeiro, da DGAV, consiste na atribuição de quantias fixas, por cada esterilização: 15 euros para gatos, 35 euros para gatas, 30 euros para cães e 55 euros para cadelas.

Contactada pela agência Lusa, a DGAV referiu que "tem vindo a contactar os diversos municípios" no sentido de dinamizar a campanha.

"A DGAV tem vindo a contactar os diversos municípios que informaram estar a proceder à esterilização de animais e que aguardam atingir o número previsto na lei para se poderem candidatar ao apoio financeiro, no sentido de dinamizar a campanha. Face à informação obtida, há a expectativa de que os pedidos de pagamento aumentem substancialmente no mês de setembro", pode ler-se no comunicado.

Além da campanha para esterilização dos animais de companhia, o programa de apoio à melhoria das instalações e aquisição de equipamentos adequados à realização das esterilizações, que envolvia 500.000 euros de apoios, também não esgotou a verba disponibilizada pelo Governo.

De acordo com a DGAV, foram apresentadas a este programa 31 candidaturas e atribuídos 155.285,01 euros, aproximadamente 30% do total da verba que estava disponível.

RYPS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.