IPMA alerta para novo episódio de agitação marítima forte no fim de semana

IPMA alerta para novo episódio de agitação marítima forte no fim de semana
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicou hoje um pré-aviso para um "novo episódio de agitação marítima forte" no próximo fim de semana, recomendando "atenção para esta situação".

A meteorologista do IPMA Paula Leitão explicou à agência Lusa tratar-se de "um pré-aviso, uma vez que ainda falta algum tempo para fazer um aviso mais concreto".

"Neste momento, nós sabemos que a agitação marítima durante o fim de semana vai aumentar e vai ser uma situação de aviso meteorológico", declarou.

Paula Leitão recomendou, por isso, que "haja alguma atenção a esta situação de fim de semana".

"Isto deve-se a uma depressão que se está a deslocar para nordeste do Atlântico, que vai cavar intensamente e às 12:00 de sexta-feira vai estar a oeste das ilhas britânicas muito cavada, a gerar ondas com mais de nove metros de altura e vento muito forte", explicou.

De acordo com a meteorologista, à medida que as ondas se propagam no mar "perdem um pouco de energia, mas mesmo assim vão atingir a costa de Portugal continental a partir da manhã de sábado, com uma situação que vai dar um aviso meteorológico".

"As ondas são de noroeste e os nossos modelos já nos dão números que são superiores a quatro metros. Esta situação vai ter que ser acompanhada com mais cuidado", concluiu.

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.