Romance inédito de Saramago vai ser editado antes do verão pela Porto Editora

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) -- O romance inédito de José Saramago "Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas" será editado "antes do verão", pela Porto Editora (PE), que passa a publicar as obras do Nobel da Literatura, disse hoje à Lusa fonte editorial.

O editor Manuel Alberto Valente, da PE, que passa a ser o editor de Saramago, disse à Lusa que "se chegou hoje a acordo e parte-se hoje" para o que será a publicação da obra de José Saramago, na Porto Editora, "conforme caduquem os contratos de cada um dos seus títulos".

O editor salientou que "é necessário debater com as herdeiras -- a filha Violante Saramago de Matos e a viúva, Pilar del Río --, e também com a Fundação Saramago, a calendarização dos livros.

"Há que estudar um grafismo próprio e ver a fixação muito cuidada do texto", disse à Lusa Manuel Alberto Valente, que vaticinou a saída de três ou quatro títulos, com a nova chancela editorial do escritor, "por alturas da Feira do Livro de Lisboa", em finais de maio.

A obra de José Saramago passa agora a ser tratada pelo editor Manuel Alberto Valente, da Porto Editora, depois de mais de 30 anos de relação com o editor Zeferino Coelho, da Editorial Caminho, atualmente no grupo LeYa.

Hoje, um comunicado difundido pela Fundação José Saramago, informou que "as herdeiras de José Saramago escolheram a Porto Editora para editar e distribuir a obra literária de José Saramago, em Portugal e nos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, à exceção do Brasil".

A decisão surgiu uma semana depois de a editora Editorial Caminho e as herdeiras de Saramago terem anunciado o fim de um acordo editorial sobre a publicação das obras do autor português.

Em comunicado, Pilar del Río e Violante Saramago Matos, sustentaram que a Fundação e a PE "vão definir estratégias conjuntas de divulgação da obra do escritor em todo o mundo, com especial atenção à comunidade lusófona".

Na escolha, as herdeiras elogiam o facto de a Fundação Círculo de Leitores, que faz parte do Porto Editora, ter criado o Prémio Literário José Saramago, que "distingue jovens escritores de língua portuguesa", e sublinham o "impulso" que aquela fundação deu à carreira literária de José Saramago, com a edição de "Viagem a Portugal" em 1981.

A edição desta obra "veio a permitir que [José Saramago] se dedicasse a tempo inteiro à escrita", dizem.

A Porto Editora festeja 70 anos de existência e, do seu catálogo, fazem parte autores como Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário de Carvalho, Mário Cláudio, Eugénio de Andrade e Valter Hugo Mãe.

NL/(SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.