Conversas de cariz sexual com menor valem multa e indemnização

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 29 jan (Lusa) - O Tribunal de Aveiro condenou hoje a quatro meses de prisão, substituída por multa de 840 euros, o dono de uma pastelaria suspeito de ter abusado sexualmente de um rapaz de 14 anos.

Os factos ocorreram em 2012, quando o menor se encontrava a realizar um estágio no estabelecimento situado em Aveiro.

O empresário estava acusado de quatro crimes de abuso sexual de menor dependente, dois dos quais na forma tentada, mas acabou por ser condenado apenas por um deles.

Além da multa, o arguido vai ter de pagar uma indemnização de dois mil euros ao ofendido, um valor que fica aquém dos três mil euros pedidos.

Durante a leitura do acórdão, a juíza-presidente disse que o que se passou entre o arguido e o menor "foi uma conversa de cariz pornográfico", não tendo havido atos sexuais.

Apesar de considerar que os factos não tiveram uma gravidade "por aí além", a magistrada realçou que a conversa "perturbou o menino, que passou a ter comportamentos que não tinha".

A juíza explicou ainda que o coletivo teve em conta o depoimento do menor, que se revelou "credível, espontâneo e coerente", enquanto o arguido negou os factos, mas não avançou qualquer justificação para a denúncia.

Segundo o tribunal, o menor contou o sucedido a uma professora na escola e, de imediato, os responsáveis pelo estabelecimento de ensino telefonaram ao arguido a dizer que o aluno não iria continuar a sua formação.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".