Câmara de Esposende cria Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 29 jan (Lusa) - A Câmara de Esposende criou um Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia, para ajudar a dar resposta às novas exigências decorrentes da recente reorganização administrativa, informou hoje fonte municipal.

Em comunicado, a Câmara refere que o gabinete prestará apoio em diferentes domínios, como jurídico, técnico, patrimonial ou económico-financeiro, entre outros.

"Decorrente da recente reorganização administrativa, as Juntas de Freguesia têm sido confrontadas com novas exigências e questões de diversa ordem, às quais nem sempre conseguem dar resposta, tendo, por vezes, necessidade de recorrer à ajuda dos serviços municipais", sublinha o comunicado.

Acrescenta que, numa perspetiva de descentralização de competências, aquele gabinete visa uma articulação "ainda mais eficaz" entre o Município e as Juntas, facilitando a tomada de decisões, seja na resolução de assuntos dos munícipes, seja na definição de eventuais projetos e intervenções para as várias freguesias.

O Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia funcionará sob dependência direta do presidente da Câmara, Benjamim Pereira, que vê neste serviço "uma mais-valia, com benefícios para ambas as partes e, sobretudo, para os munícipes, na medida em que será possível responder com mais eficácia às questões".

Com a reforma administrativa, o Município de Esposende passou a ser constituído por nove juntas de freguesias, nomeadamente União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União das Freguesias de Apúlia e Fão, União das Freguesias de Belinho e Mar, União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, e freguesias de Antas, Forjães, Vila Chã e Gemeses.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.