Câmara de Esposende cria Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia
Porto Canal / Agências
Esposende, 29 jan (Lusa) - A Câmara de Esposende criou um Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia, para ajudar a dar resposta às novas exigências decorrentes da recente reorganização administrativa, informou hoje fonte municipal.
Em comunicado, a Câmara refere que o gabinete prestará apoio em diferentes domínios, como jurídico, técnico, patrimonial ou económico-financeiro, entre outros.
"Decorrente da recente reorganização administrativa, as Juntas de Freguesia têm sido confrontadas com novas exigências e questões de diversa ordem, às quais nem sempre conseguem dar resposta, tendo, por vezes, necessidade de recorrer à ajuda dos serviços municipais", sublinha o comunicado.
Acrescenta que, numa perspetiva de descentralização de competências, aquele gabinete visa uma articulação "ainda mais eficaz" entre o Município e as Juntas, facilitando a tomada de decisões, seja na resolução de assuntos dos munícipes, seja na definição de eventuais projetos e intervenções para as várias freguesias.
O Gabinete de Apoio às Juntas de Freguesia funcionará sob dependência direta do presidente da Câmara, Benjamim Pereira, que vê neste serviço "uma mais-valia, com benefícios para ambas as partes e, sobretudo, para os munícipes, na medida em que será possível responder com mais eficácia às questões".
Com a reforma administrativa, o Município de Esposende passou a ser constituído por nove juntas de freguesias, nomeadamente União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União das Freguesias de Apúlia e Fão, União das Freguesias de Belinho e Mar, União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, e freguesias de Antas, Forjães, Vila Chã e Gemeses.
VCP // MSP
Lusa/fim
