Urgência de obstetrícia do Amadora-Sintra "está a funcionar normalmente"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 ago (Lusa) - O Hospital Fernando Fonseca assegurou hoje que a urgência de obstetrícia "está a funcionar normalmente", 48 horas depois de expirar o prazo dado à administração pelos médicos demissionários para que o problema de falta de especialistas fosse resolvido.

"A urgência de Obstetrícia está a funcionar normalmente" e no que respeita "à alegada demissão de chefias de Obstetrícia", anunciada em comunicado emitido pelos médicos, "não há qualquer evolução sobre o assunto", afirmou a administração do Hospital Amadora-Sintra numa resposta escrita à agência Lusa.

O hospital sublinha que "fez o que estava ao seu alcance fazer", nomeadamente o lançamento de um concurso para a admissão de cinco médicos de obstetrícia em regime de prestação de serviços.

Os chefes de equipa do serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia do hospital Amadora-Sintra concretizaram na terça-feira os pedidos de demissão que tinham apresentado, uma vez que o conselho de administração e o Governo não responderam a qualquer das questões que os médicos colocaram, nomeadamente a contratação de especialistas para o serviço e a reorganização do serviço de urgência, segundo o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha.

Para o sindicato e os médicos, a proposta apresentada, de contratação de profissionais de empresas de prestação de serviços, ou tarefeiros, não é uma solução. "Pode mitigar o problema pontualmente, mas não tem nenhuma [consequência] estrutural", disse Roque da Cunha.

As cartas de demissão foram entregues no início de agosto e foi dado à administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) um prazo de 15 dias (que terminou na terça-feira) para resolver a situação.

Um dos chefes de equipa contactado na quarta-feira pela Lusa confirmou que as cartas de demissão não foram levantadas.

Devido à falta de médicos, há uma "situação de contingência" no serviço de urgência de Obstetrícia: "A nada ser feito, irá naturalmente fechar a médio prazo, porque, se neste momento os médicos com 55 anos decidissem deixar de fazer noites e com 50 anos deixassem de fazer urgências, não havia ninguém para fazer o serviço de urgência no hospital Amadora-Sintra", descreveu Roque da Cunha.

O sindicalista explicou que, a partir de agora, a responsabilidade pelos problemas que ocorram "é do conselho de administração, uma vez que os médicos já entregaram minutas de exclusão de responsabilidade".

Trata-se da "posição dos chefes de equipa da urgência que é corroborada pela esmagadora maioria dos médicos, que também se solidarizaram com os responsáveis das equipas", acrescentou.

O presidente do SIM disse ainda que os responsáveis políticos sabem que os médicos, enquanto não forem substituídos, "patrioticamente têm de manter-se nos seus lugares, e estão a contar com isso, mas esquecem-se de que a situação, caso exista algum problema, será responsabilidade do conselho de administração".

A médica Teresa Matos, uma das chefes da equipa de ginecologia e obstetrícia do hospital, revelou na semana passada, durante uma visita do bastonário da Ordem dos Médicos, que em todas as situações o serviço esteve a funcionar com equipas abaixo do mínimo e várias grávidas tiveram de ser transferidas para outros hospitais.

HN (EA/FC) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.